31 maio, 2006

e-Trombose: uma nova entidade no mundo informatizado


Especialistas britânicos advertiram que trabalhadores que se sentam na frente de seus computadores, por períodos longos de tempo têm uma maior chance de desenvolver uma trombose venosa profunda (TVP) dos membros inferiores.

A advertência se seguiu ao caso de um programador de computadores da cidade de Bristol, que teve uma TVP, quase fatal, após ter permanecido por 12 horas sentado defronte à tela de seu computador.Acredita-se que este caso seja o primeiro no Reino Unido de um fenômeno crescente chamado como "e-trombose". Segundo os especialistas, a imobilidade é um fator chave causando a trombose venosa, estando os funcionários de um escritório ou trabalhadores de informática, que ficam muitas horas seguidas parados, sob risco da trombose venosa profunda dos membros inferiores, do mesmo modo que passageiros de um avião em uma longa viagem aérea.
Fonte: British Medical Journal - Edição Online – 09/05/2006. (Bibliomed)

19 maio, 2006

Crescem casos de cirrose em jovens obesos, dizem especialistas


Está crescendo a incidência de doenças do fígado, inclusive de cirrose, entre adolescentes obesos, segundo especialistas britânicos.

A cirrose, que é caracterizada por danos irreparáveis ao fígado, normalmente está associada a abuso de bebidas alcoólicas, mas também pode ser provocada por uma dieta de muita gordura.
A médica Giorgina Mieli-Vergani, especialista do King's College Hospital de Londres, alertou que os adolescentes com problemas de fígado poderão precisar de transplante mais tarde.
Mieli-Vergani disse ter visto um adolescente de 15 anos com excesso de peso, sofrendo de cirrose e outras doenças do fígado ligadas à obesidade.
O professor Roger Williams – especialista em fígado que recentemente tratou do jorgador de futebol falecido George Best no Hospital Cromwell em Londres – disse que também tratou de um adolescente que estava em um estágio anterior da cirrose.
Ele descreveu o caso e as preocupações que provoca em relação à saúde de adolescentes como "assustadores".
Inflamação
Na cirrose, que ocorre em estágios avançados de diversas doenças de fígado, o tecido normal do fígado é destruído e substituído por um tecido fibroso de cicatriz.
Esse dano permanente impede o fígado de desempenhar suas funções normais.
Mieli-Vergani disse que essa é a parte final do espectro e que o problema mais comum que ela viu é a Esteato-hepatite Não-alcoólica (NASH, na sigla médica).
Segundo ela, há dez anos, ela via uma criança com NASH a cada dois anos. Agora, essa proporção subiu para seis a dez.
NASH aumenta o risco de futuras doenças de fígado e a possibilidade de os adolescentes terem que fazer um transplante de fígado na idade adulta, segundo a médica.
Segundo ela, o maior número de casos de NASH estão sendo registrados nos Estados Unidos e a Grã-Bretanha é provavelmente o país com o maior número na Europa.
Essa situação se deve amplamente a alimentos com altos níveis de gordura e açúcar na dieta das crianças.
Excesso de gordura em células do fígado pode provocar o aumento delas, levando a inflamação e cicatrizes.
"Vimos um enorme aumento no número de crianças com a doença da gordura no fígado", diz Catherine Arkley, presidente da Fundação Infantil de Doenças de Fígado da Grã-Bretanha.
Mas ela acrescentou: "Sabemos muito pouco sobre NASH em jovens e isso reforça a necessidade de mais pesquisas para que possa ser dada orientação".

Fonte: BBC Brasil

14 maio, 2006

Teste barato criado por britânicos ajuda a prevenir cegueira


Um teste barato criado por cientistas britânicos pode diagnosticar o tracoma, uma doença infecciosa dos olhos que já deixou 6 milhões de cegos no mundo, de acordo com estudo divulgado na revista médica britânica "The Lancet".

O teste criado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) se mostrou mais preciso do que métodos anteriores de diagnóstico, após o surgimento de sinais clínicos, em estudo feito com 664 crianças tanzanianas com idades entre 1 e 9 anos. Com a novidade, não houve falso positivo e a porcentagem de detecção ficou em 84% das pessoas infectadas. "Se o teste fosse acessível, permitiria identificar de maneira confiável as comunidades que precisam de um tratamento em massa com antibióticos", afirmou Helen Lee, pesquisadora da Universidade de Cambridge.O exame, que pode ser feito nas regiões sem energia elétrica, água encanada ou equipamento de laboratório, permite a detecção da Chlamydia trachomatis, a bactéria responsável pelo tracoma e também por infecções genitais. Os resultados ficam prontos em cerca de 25 minutos.Principal causa de "cegueira evitável" no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tracoma é facilmente transmitido de uma pessoa para outra, apenas passando as mãos nos olhos. A infecção acontece na infância, na primeira vez, mas as pessoas ficam cegas apenas na idade adulta. A cegueira é resultante das infecções sucessivas que causam lesões no interior da pálpebra e, depois, do atrito dos cílios sobre a córnea. A OMS estima em 6 milhões o número de pessoas cegas pela doença. Ao todo, 150 milhões precisam de tratamento.A OMS elaborou uma estratégia para erradicar o tracoma até 2020: cuidados cirúrgicos para evitar a cegueira, antibióticos, higiene facial e saneamento básico.
Fonte: da France Presse, em Paris (Folha Online)

01 maio, 2006

Dieta rica em vegetais "reduz risco de derrame".


Frutas são parte de uma dieta saudável
Comer mais do que as recomendadas cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em até 26%, segundo um estudo da Universidade de Londres publicado pela revista médica Lancet.


Aqueles que comem entre três e cinco porções diminuem os riscos em até 11%, em comparação com quem come menos do que três porções diárias.
O estudo analisou dados de mais de 275.500 pessoas compilados de oito pesquisas diferentes realizadas na Europa, Estados Unidos e Japão e concluiu ainda que o consumo diário de mais de cinco porções de vegetais também diminui o risco de doenças cardíacas e alguns cânceres.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Destas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem seqüelas que as deixam deficientes.
No Brasil, 129.172 pessoas morreram de AVC em 2002.
Mudanças simples
"É uma conclusão muito importante, porque realmente mostra que deveríamos estar comendo mais do que as recomendadas cinco porções diárias de vegetais", disse o professor Graham MacGregor, que participou do estudo.
Junto com o fumo, a dieta ruim e o sedentarismo são apontados como as principais causas que podem levar a um derrame.
Frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, betacarotenos e potássio, além de proteínas vegetais e fibras. Eles também são menos calóricos, têm pequena quantidade de gordura e contêm antioxidantes.
Mas os pesquisadores suspeitam que o potássio seja o principal fator para evitar os derrames.
"Nós sabemos que o consumo de potássio ajuda a baixar a pressão sanguínea", disse MacGregor, "aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes para mais de cinco porções diárias, o consumo de potássio aumenta em cerca de 50%".
Uma porção de vegetais equivale a 77 gramas, e uma porção de frutas equivale a 80 gramas.

Fonte: BBC Brasil