18 fevereiro, 2007

Cientistas expõem pela 1ª vez brecha na proteção do HIV


Cientistas americanos demonstraram pela primeira vez como um anticorpo de combate a infecções consegue aproveitar uma falha na formidável defesa do vírus HIV para atacá-lo.

Segundo a equipe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla em inglês), a pesquisa pode ajudar o desenvolvimento de uma vacina contra a Aids.

Os cientistas publicaram na revista científica Nature uma imagem atômica mostrando um anticorpo b12 atacando parte de uma proteína na superfície do vírus HIV.

O vírus consegue evitar ataques sofrendo mutações constantes, mas esse segmento de proteína é considerado um ponto fraco, por permanecer estável.

“Criar uma vacina contra o HIV é um dos grandes desafios científicos do nosso tempo”, diz Elias Zerhouni, diretor do Instituto Nacional de Saúde, ao qual o NIAID está subordinado.

“Os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e seus colegas revelaram uma falha na blindagem do HIV e assim abriram uma nova avenida na busca de uma solução para o desafio”, diz ele.

Tarefa difícil

O desenvolvimento de uma vacina contra a Aids vem se mostrando uma tarefa bastante difícil.

O vírus é capaz de sofrer mutações rapidamente para evitar a detecção pelo sistema imunológico e também é protegido por uma capa de moléculas quase impenetrável, que bloqueia o acesso dos anticorpos.

Mas certas partes do vírus precisam permanecer relativamente estáveis para que ele possa continuar a penetrar as células humanas.

A proteína gp120, que se sobressai da superfície do vírus e se ata a receptores nas células atacadas, é uma dessas regiões, tornando-a um alvo para o desenvolvimento de uma vacina.

Análise sangüínea

Análises anteriores do sangue de pessoas que haviam sido capazes de manter o HIV inativo por longos períodos revelaram um raro grupo de anticorpos – incluindo o b12 – que parecem combater o HIV com um alto grau de sucesso.

O estudo americano revelou a estrutura detalhada do complexo, formado quando o b12 se liga ao gp120.

Até agora, isso havia se provado impossível, por causa da natureza flexível de algumas das ligações químicas envolvidas.

Mas a equipe do NIAID foi capaz de reforçar suficientemente a proteína-chave para capturar uma imagem do complexo.

Eles esperam que a demonstração da estrutura dessa ligação em tanto detalhe leve a pistas sobre como melhor atacar o HIV.

Fonte: BBC Brasil

Anti-hipertensivo na casca de uva


O processo de extração de um suco com propriedades anti-hipertensivas da casca da uva Vitis labrusca foi patenteado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).


Essa uva, também chamada de Isabel, possui frutos pequenos, de coloração negra, usados na preparação de sucos e de vinhos, vendidos normalmente em garrafões. São os chamados vinhos de colono.


As benesses anti-hipertensivas dessa uva estão em um estudo pré-clínico do médico Roberto de Moura, professor de farmacologia do Instituto de Biologia da Uerj.


Ele seguiu a pista de vários trabalhos científicos que apontam doses moderadas de vinho como benéficas à saúde do sistema cardiovascular. Ao tentar descobrir onde estavam os princípios ativos que combatem os males do coração, Moura testou extratos da polpa e da casca em ratos hipertensos. "Com a polpa não aconteceu nada, mas com a casca a pressão baixou", explica.


10 fevereiro, 2007

Álcool faz câncer crescer


Câncer? Uma nova pesquisa feita com ratos, na Universidade do Mississipi, é taxativa. O consumo de álcool estimula o crescimento de câncer já existente.

No estudo os ratos foram divididos entre os que tomavam água pura e os que tomavam água misturada com álcool. A pesquisa durou um mês. Na segunda semana os pesquisadores injetaram células com melanoma, um câncer conhecido pela sua agressividade. Os ratos que beberam o equivalente humano de dois a quatro drinks alcoólicos por dia, durante um mês, tiveram o tamanho dos tumores aumentados duas vezes mais do que os dos que beberam somente água.

Os pesquisadores explicaram que o álcool estimula o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos, necessários para alimentar o câncer, um processo chamado angiogênese.

"Nossa mensagem é simples" disse o pesquisador Jian-Wei Gu para "Science News". Para aquelas pessoas que possuem sinais de vulnerabilidade a qualquer tido de câncer, "Não beba".

Fonte: Jean Carper, USA Weekend

07 fevereiro, 2007

Intolerância à Lactose


Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.

Causas:

- Deficiência congênita da enzima: a criança nasce com um defeito genético que impossibilita a produção da lactase;- Diminuição na produção da lactase em conseqüência de doenças intestinais;- Deficiência primária: ocorre diminuição da produção da lactase como conseqüência do envelhecimento. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

Sintomas:

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer. A peristaltase, ou seja, o movimento muscular que empurra o alimento ao longo do estômago pode influenciar o tempo para o aparecimento dos sintomas. Apesar de os problemas não serem perigosos eles podem ser bastante desconfortáveis.

Diagnóstico

O médico suspeita da intolerância à lactose quando o paciente apresenta sintomas após consumir produtos lácteos. Quando o paciente apresenta uma intolerância à lactose a ingestão de uma dose-teste de lactose produz diarréia, distensão abdominal e uma sensação de desconforto abdominal após 20 a 30 minutos. Como a dose-teste não é transformada em glicose, a glicemia (concentração de glicose no sangue) não aumenta da maneira que faria normalmente.

Tratamento:

Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio de dieta.

Alimentos proibidos:

- Leite de vaca, queijos, creme de leite, requeijão e demais derivados de leite;- Preparações à base de leite (bolos, pudins, cremes, entre outros...);- Bolachas, biscoitos e outros alimentos que possuem leite em sua composição.

Alimentos ricos em Cálcio:

Além do grupo do leite podemos encontrar cálcio no grupo das carnes, onde as melhores fontes estão na sardinha e no salmão enlatados que incluem os ossos moles comestíveis.Vegetais verdes e de folhas largas, como brócolis, couve, repolho chinês e folhas de mostarda, também são ricos em Cálcio.

Fontes: Manual Merck, BVS - Ministério da Saúde, Medicinal

06 fevereiro, 2007

Falta de vitamina B-12 está provocando doenças graves na população de idosos.


Diagnósticos incorretos e a falta de vitamina B-12 em postos da rede pública de saúde estão contribuindo para o surgimento no Brasil de novos e irreversíveis casos de anemia megaloblástica e neuropatias relacionadas à gastrite. A advertência é da hematologista Sara Teresinha Olalla Saad, coordenadora associada do Hemocentro da Unicamp. Segundo ela, médicos e autoridades sanitárias estão subestimando a gravidade e as conseqüências do problema.

A deficiência de vitamina B-12 tem prevalência crescente na faixa etária de 25 a 60 anos, e acomete cerca de 10% da população acima de 65 anos. Mas estudos norte-americanos demonstram que pelos menos 1% da população de idosos desenvolve conseqüências graves da doença, como distúrbios neurológicos e psiquiátricos e anemia megaloblástica (referência ao megaloblasto, glóbulo vermelho que se encontra na medula óssea). A vitamina B-12 é absorvida pelo trato gastrointestinal a partir de alimentos como leite, carnes e ovos.

A causa da deficiência de vitamina B-12 é uma gastrite desencadeada por diferentes mecanismos. Um é de origem imunológica: o doente destrói suas próprias células do estômago, fenômeno muito comum em mulheres acima de 25 anos e também em idosos, associado a doenças da tireóide e ao vitiligo. Outro, responsável pela maioria de úlceras e gastrites em homens e mulheres de qualquer faixa etária, é a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). A H. pylori pode ser diagnosticada por endoscopia e tratada com antibiótico. Sem essa providência, a gastrite torna-se uma lesão que, no prazo de cinco a dez anos, pode comprometer a eficiência da absorção de vitamina B-12.

"Uma hipótese para a alta incidência em idosos é que a deficiência não apareceu aos 65 anos, mas evoluiu ao longo dos últimos dez anos em que a gastrite não foi tratada", pondera Sara Saad. "A reserva de vitamina B-12 no organismo é grande, mas quando cessa sua capacidade de absorção todo estoque é consumido sem que ocorra a reposição, podendo levar ao desenvolvimento da anemia".

Desmielinização

Além da anemia, a deficiência da vitamina também causa a destruição de células neuronais, processo denominado desmielinização e que provoca neuropatias, como são chamadas as doenças do sistema nervoso, acarretando distúrbios comportamentais. Os sintomas mais freqüentes são: formigamento em ambas as pernas, queimação na sola dos pés, distúrbios da marcha e do equilíbrio (andar cambaleando com as pernas bem abertas para equilibrar-se). Em casos mais extremos ocorre também incontinência urinária por falta de controle do esfíncter.
"Quando esses distúrbios ocorrem no idoso, pensa-se logo que ele está ficando esclerosado por causa da velhice e fica tudo por isso mesmo", observa Sara Saad, salientando que podem ocorrer ainda situações que simulam quadros psicóticos.

De acordo com a coordenadora associada do Hemocentro, o paciente tem freqüentemente perda do apetite e emagrecimento. Como nem sempre a anemia está associada a esses outros sintomas da deficiência, não há alteração no hemograma capaz de apontar o problema. Há casos até de se associar erroneamente esse quadro clínico a canceres, sem que o problema real seja de fato atacado.

"Os médicos ficam investigando durante muito tempo e perde-se a oportunidade de cuidar adequadamente do doente. É comum pacientes com anemia grave receberem transfusão porque apenas desconfia-se de câncer. Ocorrem também associações equivocadas a doenças de medula óssea, tipo aplasia, e a outras alterações hematológicas. Mas essa não é uma doença para o hematologista, é para o clínico geral saber diagnosticar e tratar", afirma a especialista.

Irreversível

Se a deficiência de vitamina B-12 é diagnosticada precocemente, a pessoa não desenvolve as complicações. Mas, infelizmente, lamenta Sara, não é o que vem ocorrendo. Como unidade de referência, o Hemocentro da Unicamp recebe em média dez pacientes por mês em estado gravíssimo, magérrimos, com níveis baixíssimos de hemoglobina, com graves distúrbios neurológicos, incapacitados de andar e controlar esfíncteres, porque há cinco anos estão com o quadro clínico ainda em investigação, sem o diagnóstico correto.

Campanha

A hematologista da Unicamp defende uma campanha nacional para conscientização populacional sobre a gravidade da anemia megaloblástica, semelhante ao que ocorreu com a anemia ferropriva (redução de glóbulos vermelhos por falta de ferro) na década de 1960 no Brasil. Naquela ocasião, lembra Sara Saad, criou-se a consciência na população para a importância do ferro na prevenção da doença. "Agora é preciso que o mesmo ocorra com a vitamina B-12 por causa dos riscos da redução dessa vitamina no organismo. É preciso uma mobilização para que o país produza e disponibilize na farmácia básica um medicamento tão barato para o tratamento", reivindica.

Tratamento é de baixo custo mas medicamento some das prateleiras

O tratamento da anemia megaloblástica é de baixo custo e ocorre pela aplicação de vitamina B-12 no paciente. A injeção de 1 miligrama do medicamento custa R$ 3,50. Uma dose semanal durante três meses (totalizando R$ 42) e, depois, uma dose mensal para manutenção pelo resto da vida, já que a gastrite é perene, são suficientes para afastar conseqüências mais graves em casos diagnosticados precocemente.

A hematologista Sara Saad sugere que, no idoso, se faça um teste terapêutico com a administração da vitamina caso se perceba distúrbios da memória, irritabilidade anormal, formigamento nas pernas ou mãos, queimação nas solas dos pés, por exemplo. De acordo com ela, o remédio tem a vantagem de não produzir efeitos colaterais em alguém que não tenha a deficiência e pode colaborar para impedir a progressão de algum eventual problema.

A dosagem de B-12 no sangue é um exame laboratorial também barato e acessível (não chega a R$ 5,00) e permite ao interessado saber como está o nível da vitamina no organismo antes da eventual aplicação do medicamento.

Fonte: Saude em movimento