30 setembro, 2007

O que é homocisteína?

A homocisteína é um aminoácido produzido normalmente através da degradação da metionina,um aminoácido essencial encontrado na dieta.

Níveis moderados de homocisteína ajudam o crescimento e manutenção dos tecidos. Níveis elevados, entretanto, apresentam uma íntima relação com várias doenças cardiovasculares. Com uma dieta balanceada, a homocisteína é convertida novamente em metionina (um aminoácido essencial) ou em aminoácidos simples (cisteína e cistationina) que são facilmente excretados pelo organismo através da urina.

Para ocorrer a conversão de homocisteína, são necessárias quantidades adequadas de 3 vitaminas do complexo B: B6, B12 e ácido fólico. Sem essas vitaminas, os níveis de homocisteína aumentam.

Cerca de 95% dos pacientes com deficiências de ácido fólico e vitamina B12 apresentam níveis elevados de homocisteína, o que pode causar efeitos negativos sobre o coração.

Fonte: Laboratório Leme

Ácido Fólico Melhora a Memória em Adultos

Um suplemento de ácido fólico pode melhorar substancialmente a função cognitiva em adultos, segundo um artigo publicado na revista médica “The Lancet”.

A função cognitiva deteriora-se com a idade, especialmente no que diz respeito à velocidade de processamento da informação e à memória. Essas mudanças na função cognitiva foram relacionadas ao risco de desenvolvimento de demência com o avançar da idade.

Estudos anteriores já tinham sugerido que baixas concentrações de ácido fólico e elevadas concentrações de homocisteína no sangue são grandes factores de risco associados a uma fraca actividade cognitiva.

No estudo publicado na “The Lancet”, cientistas holandeses administraram aleatoriamente a 818 pessoas, com idades entre os 50 e 70 anos, 800 microgramas diários de ácido fólico ou um placebo durante três anos.

A pesquisa foi realizada com adultos com altas concentrações de homocisteína. Os cientistas descobriram que algumas funções da actividade cognitiva, como a memória e a velocidade de processamento de informação, melhoravam nas pessoas que recebiam ácido fólico, em comparação com aquelas que recebiam placebo. "Demonstrámos que um suplemento de ácido fólico durante três anos melhora o desempenho nos testes que medem a velocidade de processamento de informação e a memória, âmbitos que se sabe deterioram-se com a idade", afirmaram os autores do artigo.

Os cientistas propuseram ainda a realização de testes similares em outros grupos de população, como pessoas com incapacidades cognitivas leves ou com demência, para obter um " maior esclarecimento " sobre a relevância clínica do suplemento de ácido fólico.

Fonte: MNI – Médicos Na Internet

26 setembro, 2007

Fígado gorduroso

Uma das causas de teste de laboratório alterado para o fígado pode ser esteatose (fígado gorduroso). Esse problema, quando não tratado, pode causar dano permanente. No entanto, pode ser curado com mudança alimentar e perda de peso.

Se os testes de função hepática estiverem alterados, seu médico perguntará se ingeriu bebida alcoólica recentemente ou tomou algum medicamento. No caso deles não normalizarem após um período sem álcool ou medicamento, será necessário fazer testes para hepatite e mais uma ecografia abdominal para descartar pedras na vesícula biliar ou a presença de algum tumor. Se a ecografia mostrar um fígado gorduroso (esteatose), existe uma grande possibilidade de que o seu corpo esteja produzindo uma quantidade exagerada de insulina em resposta a uma alimentação errada. Para resolver isso, você deverá modificar sua alimentação, diminuindo os alimentos ricos em carboidratos (alimentos com açúcar e farinhas refinadas) e gorduras (saturadas e hidrogenadas) ou usando algum tipo de medicamento.

O fígado gorduroso é uma condição que afeta três por cento das crianças e uma maior quantidade de adultos. Quando não tratado, pode causar uma lesão permanente no fígado. Fígado gorduroso deve ser tratado com dieta, redução de peso e, às vezes, com medicamento.

Fonte: DrMirkin

Tradução e adaptação: Jairo Bueno