04 novembro, 2007

Cientistas acham elo entre herpes e Mal de Alzheimer

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, sugere que o vírus da herpes possa estar ligado ao Mal de Alzheimer.

Em testes de laboratório, uma equipe de cientistas infectou uma cultura de células cerebrais com o vírus de herpes, HSV-1, e verificou um aumento "surpreendente" da quantidade da proteína beta amilóide, que está presente nos cérebros de pacientes com Alzheimer.

A proteína beta amilóide se deposita em placas, causando a destruição dos neurônios.

Em uma experiência paralela, os pesquisadores examinaram partes dos cérebros de pacientes que morreram de Alzheimer e encontraram o material genético do vírus da herpes acumulado sobre as placas da proteína beta amilóide.

Pesquisas anteriores já haviam apontado que o vírus HSV-1 fora encontrado nos cérebros de 70% de pacientes com Alzheimer.

O estudo, publicado na revista científica "New Scientist", diz que a descoberta abra caminho para a criação de uma vacina para prevenir contra o Alzheimer.

Fonte: BBC Brasil

Consumo de álcool e sobrepeso aumentam risco de câncer

Pesquisadores revisaram 500 mil artigos para reafirmar relação entre excessos e a doença.

LONDRES - O excesso de álcool e o sobrepeso aumentam o risco de desenvolver câncer, segundo um relatório da organização World Cancer Research Fund. Os pesquisadores não fizeram uma nova análise sobre este vínculo, mas revisaram cerca de 500 mil estudos publicados sobre este assunto no mundo todo, dos quais selecionaram os 7 mil mais relevantes para chegar a suas conclusões.

No texto, os especialistas advertem que há uma relação direta entre o alto consumo de álcool, o excesso de peso e a possibilidade de desenvolver a doença.O professor de saúde pública e epidemiologia do University College de Londres, Michael Marmot, que liderou o estudo, disse que os especialistas ficaram surpresos com o forte vínculo entre o peso e o risco de desenvolver câncer.

Esta análise envia "uma mensagem muito clara" à população, afirmou Marmot à rede "BBC". "Primeiro, se for adulto, não ganhe peso. Segundo, se já tem excesso de peso, é possível que perder peso possa reduzir seu risco", explicou."

Sabíamos sobre a relação entre o sobrepeso e as doenças cardiovasculares e o diabetes. Acredita-se que a idéia de que esteja vinculado ao câncer é relativamente nova", acrescentou." Com a obesidade e o sobrepeso, é muito claro esse vínculo, e é um fenômeno escalonado. Quanto maior o excesso de peso, maior é o risco de sofrer de câncer", afirmou.

Fonte: Efe