08 novembro, 2008

NuVal System: novo ranking classifica a nutrição dos alimentos. Brócolis, vagem, morango, kiwi e laranja estão nos primeiros lugares

Cientistas americanos classificaram o valor nutricional dos alimentos em escala de 1 a 100. Os alimentos com mais pontos estão entre os mais nutritivos. Os pesquisadores esperam que este sistema passe a ser usado por muitos supermercados nos Estados Unidos como referência para orientar o consumidor na compra de alimentos necessários à uma dieta saudável.

A equipe liderada pelo especialista em lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc.indispensáveis para o desenvolvimento e manutençãode um indivíduo normal.','')">nutrição David Katz, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, criou o ranking de classificação NuVal System (Overall Nutritional Quality Index, ou Índice Geral de Qualidade Nutricional), o qual aplica os mesmos critérios para todos os produtos, permitindo comparações entre alimentos de categorias diferentes.

A fórmula básica está de acordo com padrões internacionais relevantes como a ingestão diária recomendada (IDR), o FDA Nutrition Facts Panel, a USDA MyPyramid e o protocolo de dieta dos americanos que é adotado pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos (2005).

As diretrizes quantificaram a presença de 30 nutrientes. Potássio, cálcio, zinco, magnésio, gorduras omega-3, fibras, ferro, folato e as vitaminas A, C, D, E, B12 e B6 estão entre os “bons” componentes dos alimentos, enquanto incluindo glicose, frutose e sacarose.2. Termo usado para se referir à glicemiasangüínea.','')">açúcar, excesso de sal, gorduras trans e saturadas e no sangue, músculos, fígado e outros tecidos.O colesterol é usado pelo corpo para a produçãode hormônios esteróides (testosterona, estrógeno,cortisol e progesterona). O excesso de colesterolpode causar depósito de gordura nos vasossangüíneos.Seus componentes são:HDL-Colesterol: tem efeito protetor paraas artérias, é considerado o bom colesterol.LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares,é o mau colesterol.VLDL-Colesterol: representa os triglicérides(um quinto destes).','')">colesterol colaboram para abaixar a pontuação dos alimentos.

Conheça a pontuação de alguns alimentos do Índice NuVal:

Damasco 100
Aspargo 100
Vagem 100
Blueberry (Vacínio) 100
Brócolis 100
Repolho 100
Couve-Flor 100
Nabo 100
Kiwi 100
Alface (roxo e verde) 100
Quiabo 100
Laranja 100
Espinafre 100
Morango 100
Cenoura 99
Toranja (grapefruit) 99
Abacaxi 99
Ameixa 99
Manga 93
Batata 93
Cebola Roxa 93
Tangerina 93
Banana 91
Milho 91
Uva 91
Maracujá 78
Côco 24

Bons hábitos alimentares auxiliam na prevenção de doenças crônicas e na promoção da saúde e do bem-estar dos indivíduos.