16 fevereiro, 2011

Dieta de baixo teor de frutose é eficaz para crianças com intolerância à frutose e dor abdominal recorrente

Intolerância à Frutose ou má absorção de frutose é comum em crianças com dor abdominal funcional, recorrentes, mas a condição pode ser tratado eficazmente com uma dieta com baixo teor de frutose, de acordo com os resultados de um novo estudo apresentado na Academia Americana de Gastroenterologia do (ACG) 75a Reunião Científica Anual, em San Antonio, Texas.

O estudo, "Intolerância à frutose / má absorção e dor abdominal recorrente em crianças", investigou um total de 245 pacientes com dor abdominal crônica inexplicável isolada ou associada a prisão de ventre, gases ou distensão e / ou diarréia - 150 do sexo feminino (62,1 por cento) - que variaram na idade de 2 a 18 anos de idade, com uma idade mediana de 11.

Intolerância à frutose é tipicamente diagnosticada por exclusão, de acordo com pesquisadores Daniel Lustig, MD e Abdullah Bisher, MD, gastroenterologistas pediátricos de Tacoma, WA, que explicou que, uma vez que outras condições GI como a doença de Crohn e a colite ulcerativa são descartadas, um teste de respiração de hidrogênio é aplicado no paciente. Se o hidrogênio da respiração do paciente ultrapassa os 20 pontos acima da linha de base, então é provável que o paciente esteja com intolerância à frutose.

Teste respiratório de hidrogénio (BHT) para a frutose foi realizada em todos os pacientes no estudo e foi positivo para intolerância à frutose em 132 dos 245 pacientes (53,9 por cento). Um total de 113 dos 245 (46,1 por cento) dos pacientes tiveram uma BHT negativo para intolerância à frutose. Todos os 132 pacientes com BHT positivos para frutose consultaram com uma nutricionista e foram colocados em uma dieta de baixo teor de frutose. Utilizando uma escala de dor padrão para crianças, 88 dos 132 pacientes (67,7 por cento) relataram a resolução dos sintomas em uma dieta com baixo teor de frutose.

"Com a frutose em tantos alimentos, variando de maçãs até alimentos embalados e com o uso generalizado de alta concentração de frutose em xarope de milho, é muito difícil evitá-la. Portanto, o desafio é encontrar alimentos que tenham baixas concentrações de frutose e manter com êles um saudável equilíbrio nutricional para que os pacientes possam e queiram aderir ", disse Lustig, "especialmente os adolescentes". Ele disse também que a intolerância à frutose parece ser mais prevalente em meninas adolescentes com dor abdominal crônica. Em seu consultório, Lustig disse que, normalmente, vê três ou quatro adolescentes em uma semana com diagnóstico novo de intolerância à frutose ou para fazer seguimento.

"Mas a boa notícia é que mais da metade dos pacientes que são intolerantes à frutose e são capazes de manter uma dieta com baixo teor de frutose vai notar de imediato uma melhora em seus sintomas", concluiu Dr. Lustig.

Fonte: American College of Gastroenterology