05 fevereiro, 2006

O que é pré-diabetes?


Um estudo realizado na Suécia revelou que muitas pessoas só descobrem que têm diabetes após sofrerem um enfarte do miocárdio. Os pesquisadores mediram o nível de glicose no sangue de homens acometidos de enfarte do miocárdio através de testes de tolerância à glicose. O resutado da pesquisa sugere que 40 por cento eram diabéticos sem saber. Os autores da pesquisa recomendam que todas as pessoas com enfarte do miocárdio sejam testadas para diabetes. (1).

Você saberá se está sob alto risco para diabetes se, ao engordar, acumula gordura principalmente na barriga. Pince sua barriga, fazendo uma prega; se essa prega medir mais de uma polegada (2,54 cm), você está sob alto risco e deve fazer um teste de sangue chamado Hemoglobina Glicada ou Glicosilada (HBA1C). O resultado do teste apresentará uma média de como se comportou o nível de sua glicose nos últimos 2 meses.

Outro teste, também um indicativo de risco para diabetes, são os altos níveis de triglicerídeos combinados com baixos níveis de HDL (bom colesterol). Quando você come açúcar ou alimentos produzidos com farinha refinada, sua glicose no sangue se eleva muito, seu pâncreas produz mais insulina para converter o excesso de glicose em triglicerídeos que ficam circulando na sua corrente sanguínea. O bom colesterol (HDL) tenta remover os triglicerídeos, levando-os para o fígado. Resumindo: altos níveis de triglicerídeos associados à baixos níveis de HDL (bom colesterol) é um alerta confiável para os perigos de desenvolvimento de diabetes.

Níveis altos de insulina também podem contrair as artérias e aumentar a pressão sanguínea. Pessoas com pressão alta podem estar pré-diabéticas e são sérias candidatas a sofrerem um enfarte diretamente. Os níveis altos de insulina igualmente aumentam a coagulação do sangue, elevando o risco de enfarte.

Em geral, pessoas com pré-diabetes (resistência insulínica) apresentam um aumento do colesterol LDL e, quase sempre, quando ele é muito alto, relaciona-se ao enfarte do miocárdio.

Você pode ajudar a prevenir diabetes e enfarte do miocárdio evitando a ingestão de açúcar e alimentos produzidos com farinha refinada, praticando exercícios e enriquecendo suas refeições com vegetais.

1) Lancet; 359: 2140-44.

Fonte: Gabe Mirkin, M.D.

Tradução e adaptação: Jairo Bueno