23 janeiro, 2010

Estudo relaciona falta de vitamina D a câncer do cólon

As pessoas com mais vitamina D no sangue têm menor probabilidade de desenvolver câncer do cólon, segundo um estudo publicado esta sexta-feira na revista médica British Medical Journal (BMJ), noticia a agência EFE.

O estudo, realizado por investigadores da Agência Internacional de Investigação do Câncer em Lyon (França) e do Imperial College de Londres, indica que, entre as pessoas com maiores níveis de vitamina D, o risco de sofrer de câncer do cólon diminui 40%.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas observaram as quantidades da vitamina em 1248 pessoas com câncer do cólon, mas destacaram, no entanto, que o vínculo não é definitivo, e que outros estudos clínicos devem ser realizados.

Os investigadores não avaliaram se o consumo de suplementos de vitamina D pode ajudar a evitar a doença, segundo a BMJ.

A principal fonte da vitamina é a luz solar, mas a substância está presente em alguns alimentos, como o óleo de fígado de bacalhau e alguns peixes como sardinha e salmão.

"Este é o maior estudo já realizado sobre o assunto, e agora há mais provas de que as pessoas com baixos níveis de vitamina D possam desenvolver câncer do cólon", assinalou Panagiota Mitrou, cientista do Fundo Mundial para a Investigação do Cancro (WCRF), entidade que apoiou o estudo.

"O próximo passo é realizar novos testes para tentar confirmar se o suplemento de vitamina D pode reduzir o risco do câncer do cólon", afirmou Mitrou, sublinhando que há cerca de 37.500 casos da doença diagnosticados a cada ano no Reino Unido.

Fonte: Portal de Oncologia Português

1 Comments:

At 1:27 AM, Blogger 日本的夢想 said...

外表往往與事實本身不符,世人卻容易被表面裝飾所欺騙了..................................................

 

Postar um comentário

<< Home