07 maio, 2011

Falta de vitamina D associada à progressão de um tipo de leucemia

Investigadores da Clínica Mayo, nos EUA, descobriram uma associação entre os níveis de vitamina D no sangue e a progressão da leucemia linfocítica crónica (LLC), bem como o risco de morte em doentes que desenvolveram este tipo de câncer.

Doentes com níveis mais reduzidos de vitamina D no sangue, no momento do diagnóstico da doença, sofreram uma progressão mais rápida do câncer e apresentaram duas vezes maior risco de morte, em comparação com os que tinham níveis adequados da vitamina.

O artigo, publicado na edição online da revista Blood, refere ainda que a pesquisa concluiu que o aumento dos níveis de vitamina D potenciliza uma elevação da taxa de sobrevida, enquanto a redução dos mesmos estava associada a intervalos mais curtos entre o diagnóstico e a progressão do câncer, relação que se manteve mesmo após o controlo de outros fatores relacionados com o desenvolvimento da leucemia.

Um hematologista da Clínica Mayo sublinha a importância destes resultados, sobretudo no que toca à leucemia linfocítica crónica, porque, embora este tipo de câncer seja geralmente identificado em estágios iniciais, a abordagem padrão espera que os sintomas se pronunciem antes de avançar para um tratamento de quimioterapia.

Deste modo, a descoberta de que os níveis de vitamina D podem ser um factor de risco na progressão da leucemia permite uma nova abordagem sobre a doença. O próximo passo será determinar se a reposição de vitamina D nestes doentes pode reverter a progressão da leucemia, algo que o estudo em questão não avaliou.