26 outubro, 2019

Hipertensão arterial: medicamentos para pressão alta 'funcionam melhor na hora de dormir', diz pesquisa

Comprimidos e relógioDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPesquisa sugere que os comprimidos oferecem mais proteção contra ataques cardíacos e derrames quando tomados na hora de dormir — e não pela manhã
Para tirar melhor proveito dos medicamentos de uso diário para controlar a pressão arterial, uma pesquisa recente indica que devemos tomá-los antes de dormir.
É uma dica simples que pode salvar vidas, afirmam os autores do estudo espanhol, publicado na revista científica European Heart Journal.
De acordo com a pesquisa, os comprimidos oferecem mais proteção contra ataques cardíacos e derrames quando tomados na hora de dormir — e não pela manhã.
Os especialistas acreditam que o ritmo circadiano — ciclo fisiológico de aproximadamente 24 horas em que se baseia nosso relógio biológico — altera a reação ao medicamento.
Mas advertem que são necessários mais estudos para verificar se os resultados são aplicáveis ​​a todos os pacientes com hipertensão — e que eventuais alterações no horário da medicação não devem ser feitas sem antes consultar um médico