17 julho, 2013

Se quer dormir melhor, apanhe sol

Um novo estudo analisou a qualidade do sono de 49 trabalhadores de escritórios – 27 que se sentam em espaços sem janelas e 22 que têm janelas nas suas áreas de trabalho. Aqueles em sítios com janelas tiveram uma média de mais 173% exposição à luz natural durante o horário de trabalho e dormiram uma média de mais 46 minutos a cada noite do que os seus colegas. Ou seja, os que apanharam mais sol dormiram melhor.

Os trabalhadores que recebem mais luz solar tendem também a ser mais activos fisicamente, de acordo com o estudo. E uma análise adicional da qualidade de vida sugere que essas pessoas são também geralmente mais felizes, revela o Treehugger. Os trabalhadores de escritórios sem janelas revelam mais doenças físicas e menos vitalidade, tal como menor qualidade do sono.

A luz solar é essencial para obter vitamina D, importante em muitos aspectos da nossa saúde. Se trabalha num local sem acesso a luz natural, tente apanhar algum sol logo de manhã, por exemplo.

A luz do sol no início da manhã ajuda a definir correctamente o ritmo circadiano. Algo tão simples como uma caminhada pela manhã ou ir de bicicleta para o trabalho pode ajudá-lo a dormir melhor à noite. Tal como apanhar um pouco de sol à hora do almoço.

Não é preciso nenhum estudo que nos prove que é fundamental passarmos mais tempos nos nossos ambientes naturais para melhorarmos a saúde, mas se estava à espera do pretexto ideal, aqui está ele.

Fonte: GreenSavers - Angola


Marcadores: , , , , ,