24 janeiro, 2007

Benefícios da vitamina D para a saúde


Uma visita ao consultório do dr. Michael F. Holick, no Centro Médico da Universidade de Boston, rapidamente explica seu entusiasmo por seu hormônio favorito, a vitamina D. Nas paredes do consultório estão cartas de alunos que participaram de uma palestra dada por ele. “O fato importante que eu aprendi com você ontem é que a maior parte dos seres vivos precisa da vitamina D”, escreveu uma criança. Outra acrescentou, “Até os sapos precisam de vitamina D”.

Para promover sua visão, Holick – um endocrinologista de 56 anos e professor de dermatologia, biofísica e fisiologia – entregou a um repórter uma cópia de um relatório recentemente escrito, “Vitamin D: The Underappreciated D-lightful Hormone That Is Important for Skeletal and Cellular Health” , publicado na revista "Current Opinions in Endocrinology and Diabetes".
Holick passou 30 anos pesquisando as diferentes formas de aproveitamento da vitamina D pelas criaturas deste planeta. Seus feitos mais orgulhosos, diz, incluem as descobertas que mostram como a vitamina D pode ser usada para tratar a osteoporose, doenças renais e psoríase. A descoberta relacionada a psoríase, nota, se tornou uma terapia amplamente aplicada no tratamento de algumas formas da doença.
Seu trabalho sobre a forma como a pele converte a luz do sol em vitamina D o colocou em uma nova cruzada, encorajando as pessoas a tomarem sol e, dessa forma, colocarem a vitamina D em seus sistemas, uma idéia controversa em algumas partes do mundo da dermatologia.

Pergunta: Você descreveria a vitamina D como uma vitamina subestimada?
Resposta: Eu diria que a vitamina D foi sempre tida como certa e, como resultado disso, tem sido ignorada. Entretanto, essa vitamina é muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos. A vitamina tem um papel crucial na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. Sem isso, uma criança pode ficar raquítica e um adulto pode sofrer enfraquecimento dos ossos. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose.
Além disso, há evidências de que a vitamina D tem sutis mas profundos efeitos no regulamento do crescimento celular e em nossos sistemas cardiovasculares e imunológicos. Há uma forte associação da exposição ao sol e o aumento nos níveis sanguíneos da vitamina D, promovendo a diminuição do risco de cânceres comuns: colo do útero, mama, próstata e ovário.
A deficiência da vitamina D tem sido associada a um risco acentuado de diabetes Tipo 1. O contrário também é verdade. Níveis adequados de vitamina D também correspondem a um menor risco de diabetes. Então sim, eu diria que apesar de ser ignorada, essa é uma vitamina muito importante.

Pergunta: Como uma pessoa obtém a quantidade necessária de vitamina D diariamente?
Resposta: Estima-se que cerca de 80% a 100% da quantidade necessária a cada indivíduo vêm da exposição ao sol. A pele absorve a energia ultravioleta do sol e a converte em vitamina D. Hoje, existem poucos alimentos que contêm a vitamina D naturalmente – salmão e um peixe chamado cavala. Além disso, os óleos de alguns peixes como bacalhau, tubarão e atum têm a vitamina. Mas, para absorver a quantidade necessária, você teria de comer esses peixes e/ou seus óleos três vezes por semana.
O leite fortificado contém a vitamina D. Mas você precisaria beber de seis a oito copos de leite por dia para alcançar a quantidade exata. Por isso, a luz do sol é a principal fonte da vitamina. Algumas pesquisas publicadas mostram que muitas pessoas, particularmente as pessoas que vivem em regiões extremas, não estão recebendo a quantidade de sol necessária para alcançar o nível de vitamina D.

Pergunta: Você realizou algumas pesquisas aqui na Universidade de Boston sobre grupos que sofrem a deficiência da vitamina. O que você descobriu?
Resposta: Nós encerramos um estudo no ano passado que mostrou que 36% dos jovens da área de Boston, com idades entre 18 e 29 anos, apresentaram a deficiência da vitamina no final do inverno. Surpreendentemente, 11% do nosso grupo apresentaram a mesma deficiência no final do verão. Nosso grupo de pesquisa era composto por estudantes locais de medicina e residentes de hospitais, pessoas que trabalham tanto e por tanto tempo que raramente vêem a luz do sol.
O engraçado é que as pessoas podem armazenar a vitamina D. Você a armazena em sua gordura corpórea! E é por isso que se você obtiver a quantidade adequada de exposição ao sol durante o verão e a primavera, e armazená-la em seu corpo, ela será usada durante o inverno. Nossos estudantes de medicina não estavam passando tempo suficiente no sol, nem mesmo no verão.
Eu suspeito que isso aconteça com muitos executivos e outras pessoas que trabalham em locais fechados. Ou mesmo com as pessoas que não trabalham. Nós e outros pesquisadores já mostramos que os idosos apresentam essa deficiência. Um estudo realizado em Baltimore, por exemplo, mostrou que cerca de 50% a 60% dos adultos com mais de 65 anos têm deficiência severa da vitamina. Conclusão: As pessoas que vivem em regiões extremas e passam grande parte do tempo em locais fechados precisam encontrar formas de absorverem a luz do sol, para que seus corpos possam produzir e armazenar a vitamina.

Pergunta: A idéia de se expor ao sol não vai contra a crença tradicional, que diz que a exposição causa câncer de pele e deve ser evitada?
Resposta: Eu não estou defendendo o bronzeamento. Mas o sol é inevitável. Nossa exigência diária de vitamina D vem da exposição casual ao sol. Não estamos interessados na recomendação do bronzeamento ou da exposição prolongada. Nós estimulamos o contrário. Nós dizemos: “Saia de casa por 5 ou 10 minutos. Armazene a vitamina D no seu corpo. Então passe um protetor solar para prevenir os efeitos da exposição excessiva ao sol”.

Pergunta: Você acha que os dermatologistas exageraram em recomendar que seus pacientes evitem o sol?
Resposta: Isso está mudando. Eu sou professor de dermatologia e percebi que muitos colegas estão começando a perceber que talvez tenham exagerado. Eu não acho que a recomendação de não exposição ao sol seja saudável. E eu acho que, assim como qualquer outra coisa na vida, a moderação provavelmente ajuda a maximizar nossa saúde.

Pergunta: Você apresenta essa sua recomendação ao Conselho para prevenir a deficiência da vitamina D?
Resposta: Não. Isso depende da pessoa e sua sensibilidade ao sol. Novas pesquisas, por exemplo, mostram que os afro-americanos podem precisar de mais tempo no sol para armazenar a vitamina. Nós estimamos que cerca de 40% dos afro-americanos da região de Boston apresentam a deficiência. No geral, eu recomendo que seja qual for a etnia ou tom da pele da pessoa, ela deve sair de casa sem proteção pelo menos 20% do seu tempo. Eu também recomendo doses de uma multivitamina diária que contém um mínimo de 400 unidades de vitamina D.

Pergunta: Qual é o seu regime de consumo da vitamina?
Resposta: Bem, eu adoro mexer no jardim e jogar tênis. Nessas atividades, eu uso um chapéu, e um pouco de protetor solar nos braços e pernas. Quando eu inicio a atividade, eu geralmente fico desprotegido nos 10 primeiros minutos, e então me protejo. Eu nunca saio bronzeado.

Fonte: O Corpo Humano