26 novembro, 2006

Vitamina D pode ser nova arma contra os cânceres de mama


Pesquisadores britânicos verificaram que a substância some do organismo de mulheres com a doença em estágio avançado.


A vitamina D pode interromper a progressão do câncer de mama, sugere um estudo inglês.

Cientistas do Imperial College de Londres coletaram amostras sangüíneas de 279 mulheres com câncer de mama invasivo para detectar os níveis de vitamina D, cálcio e hormônio paratireóide (PTH), esse último responsável por impulsionar as concentrações de cálcio no sangue.

Entre as 75 mulheres com câncer de mama em estágio avançado, os níveis de vitamina D foram surpreendentemente baixos, mais os índices de PTH eram significativamente altos quando comparados com as 204 mulheres com câncer em estágio inicial. Não houve diferença nos níveis de cálcio entre os dois grupos.

O artigo reconhece que o número de mulheres acompanhadas é relativamente pequeno e admite que não está claro se os níveis baixos de vitamina D foram uma causa ou uma conseqüência do câncer em estágio avançado.

Os autores teorizam que a vitamina D pode bloquear a progressão do câncer de mama em sua fase inicial. Eles apontam para pesquisas laboratoriais anteriores, segundo as quais a vitamina D interrompe a divisão das células cancerosas e encoraja as defeituosas a cometerem suicídio,
Além disso, as pesquisas sugerem uma ligação entre as taxas de câncer de mama e baixa exposição à luz do Sol.

A vitamina D é produzida naturalmente pela exposição da pele à radiação solar e também está presente em peixes de carne gordurosa.

O estudo será publicado na edição on-line do "Journal of Clinical Pathology", uma publicação da Associação Médica Britânica (BMA).

Fonte: Globo.com

2 Comments:

At 8:53 AM, Blogger Unknown said...

Jairo,
Achei seu blog interessantíssimo e o coloquei em meus "favoritos".
Se possível, gostaria de receber orientações suas quanto à terapias de reposição hormonal, assunto bastante controverso em minha opinião, bem como informações e sugestões quanto à utilização suplementos vitamínicos e fibras.
Grata,
Jeane

 
At 1:32 PM, Anonymous Jairo Bueno M.D. said...

Jeane,
sua resposta não foi possível porque seu perfil não está ativado e/ou não deixou seu e-mail.
Att.,
Jairo Bueno

 

Postar um comentário

<< Home