15 maio, 2007

Naltrexona, um alívio para portadores da Doença de Crohn

Uma pesquisa do Penn State College of Medicine sugere que uma droga usada para aliviar os sintomas de usuários de álcool e drogas pesadas possa também ser usada para ajudar pessoas com Doença de Crohn, uma doença inflamatória crônica dos intestinos que afeta aproximadamente 500.000 Americanos.

Os pacientes do estudo, com o diagnóstico de doença de Crohn foram tratados com uma pequena dose (4,5mg diário) de naltrexona, um medicamento usado para tratar síndrome de abstinência de usuários de álcool e de drogas e monitorados durante 12 semanas.

Os resultados mostraram que 89% dos participantes mostraram melhora com a terapia enquanto 67% apresentaram remissão dos sintomas. O único efeito colateral do tratamento foi distúrbio no sono de alguns pacientes.

O tratamento típico para Crohn involve várias substâncias, e entre elas os corticoesteróides, medicamentos que suprimem o sistema imune e pode causar outros efeitos colaterais tóxicos. Além disso o tratamento é caro e demorado.

"Essa é uma nova abordagem para tratar uma doença comum. Ela é simples, segura e com um custo muito menor do que o tratamento convencional," disse Jill P. Smith, o gastroenterologista e pesquisador que apresentou seus achados para a Associação Nacional dos Gastroenterologistas. "Nós ainda não conhecemos o mecanismo exato de como as coisas funcionam, mas já sabemos que os resultados são bons."

O Institudo Nacional de Saúde dos Estados Unidos já disponibilizou recursos para que os estudos continuem.

Fonte: News-Medical.net