06 maio, 2007

Dengue


O que é Dengue?


É uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes-egypt.Esse Mosquito se multiplica em depósitos com água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas.

Quais os principais sintomas?

: : Febre constante com intensidade variáel;
: : Dor de cabeça;
: : Dor na região atrás dos olhos;
: : Dor nas costas, pernas e articulações;
: : Cansaço extremo;
: : Insônia;
: : Náuseas;
: : Perda de apetite;
: : Sensibilidade e manchas vermelhas na pele.

Estes sintomas podem durar de 2 a 7 dias, chegando até 15 dias.

Como proceder em caso de suspeita?

Procure assistência médica. Não existem medicamentos antivirais para combater a dengue. O tratamento é apenas para diminuir os sintomas.Assim deve-se tomar muito líquido para evitar a desidratação e ultilizar medicamentos orientados pelo seu médico para aliviar as dores e a febre.

ATENÇÂO: Por interferir na coagulação sanguínea medicamentos que contenham ácido acetilsalicicílico (AAS, Aspirina, Buferin, Melhoral, Doril, etc),estão formalmente CONTRA INDICADOS.

Como evitar?

Eliminando a propagação do mosquito através dos "criadouros domésticos". Por isso, é muito importante tampar as caixas d'água, não deixar acumular água em pneus e plantas ou em qualquer lugar que acomule água parada.

Exames Laboratoriais

O diagnóstico de certeza da Dengue é laboratorial. Pode ser obtido pelo isolamento direto do vírus no sangue entre os 3 e 5 dias iniciais da doença ou por exames que detectam anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).