01 março, 2008

Exposição à luz durante a noite aumenta risco de câncer de mama, diz estudo

A exposição à luz durante a noite é o segundo fator que mais contribui para o desenvolvimento do câncer de mama, depois de heranças genéticas, revela um estudo da Universidade de Haifa (Israel) divulgado na quinta-feira pelo jornal "The Jerusalem Post".

Mulheres que moram em ruas e bairros com iluminação pública potente têm 37% mais chances de desenvolver esse tipo de câncer do que as que residem em regiões mais escuras.

Nas áreas com grande quantidade de luz externa durante a madrugada, o risco de desenvolver tumores na mama é ainda 27% superior.

Os autores da pesquisa, que acaba de ser publicada na revista "Chronobiology International", recomendam fechar as persianas ao se deitar, usar máscaras de dormir se não puder escurecer o quarto e diminuir a potência da luz nos ambientes de trabalho após o amanhecer.

Para chegar a essas conclusões, o especialista em biologia ambiental e evolutiva, Avraham Haim, o doutorando em recursos naturais e gestão do meio ambiente, Itai Kloog, e o professor Boris Portnov, compararam imagens de satélites da Nasa com dados do Registro Nacional de Câncer de Israel sobre o câncer de mama por área geográfica.

Depois, pediram a cem mulheres com essa doença e a outras sem câncer que preenchessem um longo questionário sobre aspectos sócioeconômicos, ambientais e genéticos que condicionam o desenvolvimento do câncer, assim como sobre seu grau de exposição à luz durante a noite.

"A invenção da lâmpada elétrica por Thomas Edison foi muito importante e mudou o mundo, mas o que isso faz à saúde?", pergunta Haim, que afirma que outros estudos em roedores, humanos cegos e trabalhadores noturnos corroboram suas conclusões.

Fonte : EFE