04 fevereiro, 2010

Suplemento de Óleo de Peixe pode previnir doença mental, sugere pesquisa

Um novo estudo, publicado no Archives of General Psychiatry, revela que os suplementos de óleo de peixe podem vencer a doença mental. O estudo envolveu 81 pessoas consideradas com alto risco de psicose.

O estudo randomizado, controlado por placebo, utilizou suplementos de óleo de peixe para a metade dos participantes do estudo durante 12 semanas (a outra metade recebeu apenas placebo). Os resultados foram fantásticos: somente 2 pessoas do grupo do óleo de peixe desenvolveram um distúrbio psicótico, contra 11 do grupo placebo.

Embora o estudo tenha sido relativamente pequeno, ajuda a demonstrar a vasta gama de benefícios dos ácidos graxos omega-3 , principais ingredientes dos óleos de peixe.

"Nós já sabíamos que os ácidos graxos omega-3 ajudam a proteger as pessoas contra doenças cardiovasculares. Também sabíamos que eles podem desempenhar um importante papel na prevenção do diabetes e do câncer. Por isso não ficamos surpresos em saber que eles também podem proteger contra a doença mental", disse Alison Cobb, da MHCM (Mental Health Charity Mind).

"Esses resultados são muito promissores mas serão necessárias mais pesquisas para que os ácidos graxos omega-3 possam ser uma alternativa aos antipsicóticos."

Fonte: BBC News