10 maio, 2011

Zonulin, uma proteína ligada à doença celíaca

Cientistas da Universidade de Maryland descobriram que pessoas com doença celíaca, uma desordem auto-imune, têm níveis mais elevados de uma proteína conhecida como Zonulin. Esta descoberta pode aprofundar o conhecimento sobre as causas de outras doenças autoimunes, incluindo diabetes, esclerose múltipla e artrite reumatóide. As pessoas com doença celíaca que ingerem glúten, encontrado em trigo, aveia, cevada e centeio, sofrem uma reação auto-imune que cria anticorpos que acabam atacando seus intestinos e outras partes do corpo. Isso faz com que surjam sintomas como diarréia, dor abdominal e outros problemas que podem se estender por muitos e muitos anos. Agora, com a descoberta de Zonulin, os pesquisadores da Universidade de Maryland acreditam ter encontrado a causa dessas reações.

Zonulin é uma proteína humana que age como um condutor de tráfego para os tecidos, abrindo espaços entre as células e permitindo que certas proteínas atravessem essas barreiras. Pessoas com doença celíaca têm níveis mais elevados de zonulin, o que, aparentemente, permite deixar o glúten passar através das células do intestino. Isso desencadeia uma resposta auto-imune em seus corpos, com os resultados conhecidos. Até agora, os investigadores não podiam compreender como uma proteína tão grande como a do glúten poderia passar pelo sistema imunológico. Segundo o autor do estudo, Alessio Fasano, MD, as pessoas com doença celíaca têm um aumento do nível de zonulin, o que permite abrir espaço entre as células. Em essência, os portões, sempre cuidadosamente fechados, ficam permanentemente abertos, permitindo que o glúten e outros alérgenos possam passar. Mais: acredito que zonulin desempenha um papel crítico na modulação do nosso sistema imunitário. Por alguma razão que não conhecemos, os níveis de zonulin aumentam, precipitando o início de doenças auto-imunes. Agora, finalmente estas descoberta poderão ajudar os médicos a entender melhor as causas dessas graves desordens auto-imunes.

Fonte: Celiac.com

1 Comments:

At 4:27 PM, Blogger Israel Paula said...

O pão da época de Cristo não é mesmo do de agora, pois o mesmo foi adulterado 400% pela manipulação genética. Nosso organismo não conseguiu adaptar-se a isto, logo, na ingestão do glúten, ele provoca uma lesão no intestino, pela proteína zonulin. Seu intestino agora cria uma hiper permeabilidade intestinal, ou seja, começa a passar proteína para o sangue, coisa que não deveria! Quando essa proteína entra no sangue sem ser digerida, nosso organismo (sistema imune) detecta ela como um corpo estranho, criando anticorpos contra a mesma. Esta cadeia de aminoácidos é parecida com a proteína que temos na tireoide, a PPO. Então agora que temos anticorpo no organismo contra essa proteína do glúten, os anticorpos vão e destroem a tireoide, porque essas cadeias de aminoácidos são parecidas, logo, causando tireoidite de hashimoto, uma doença auto imune, causada por ter ficado hiper permeável, através da zonulin. Então, a zonulin não só encadeia doença celíaca, mas também doenças auto imunes.

 

Postar um comentário

<< Home