18 fevereiro, 2006

Quer evitar a hipertensão arterial? Coma mais proteínas vegetais!


Achados de estudos epidemiológicos têm sugerido uma relação inversa entre a ingestão de proteínas nos indivíduos e a sua pressão arterial.

Pesquisadores do INTERMAP Cooperative Research Group realizaram um estudo epidemiológico com 4.680 pessoas, com idades entre 40 e 59 anos, provenientes de 4 países. Foram medidas 8 vezes as pressões sistólica e diastólica, em 4 visitas; a ingestão de alimentos foi registrada nas 4 oportunidades, assim como a informação sobre o uso de suplementos alimentares. Os resultados do estudo foram publicados na revista Archives of Internal Medicine em janeiro de 2006.

Verificou-se que entre a população de meia-idade analisada, aqueles que se alimentaram de mais proteínas vegetais - grãos, legumes, feijões e frutas - apresentaram uma tendência a ter uma pressão arterial mais baixa. Até mesmo um aumento pequeno na proporção de calorias derivadas de proteína vegetal se traduzia em uma queda na pressão arterial.

Os cientistas concluíram que a ingestão de proteína vegetal foi relacionada inversamente à pressão arterial. Este achado é consistente com recomendações de que uma dieta com predominância de produtos vegetais seja parte de um estilo de vida saudável para prevenção da hipertensão arterial e doenças a ela relacionadas.

Fonte: Arch Intern Med. 2006;166:79-87. (Bibliomed)

1 Comments:

At 4:39 PM, Blogger Unknown said...

Mais um ponto para os vegetarianos! Abraço, dr. Jairo.

 

Postar um comentário

<< Home