Intolerância à Lactose
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.
Causas:
- Deficiência congênita da enzima: a criança nasce com um defeito genético que impossibilita a produção da lactase;- Diminuição na produção da lactase em conseqüência de doenças intestinais;- Deficiência primária: ocorre diminuição da produção da lactase como conseqüência do envelhecimento. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).
Sintomas:
Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer. A peristaltase, ou seja, o movimento muscular que empurra o alimento ao longo do estômago pode influenciar o tempo para o aparecimento dos sintomas. Apesar de os problemas não serem perigosos eles podem ser bastante desconfortáveis.
Diagnóstico
O médico suspeita da intolerância à lactose quando o paciente apresenta sintomas após consumir produtos lácteos. Quando o paciente apresenta uma intolerância à lactose a ingestão de uma dose-teste de lactose produz diarréia, distensão abdominal e uma sensação de desconforto abdominal após 20 a 30 minutos. Como a dose-teste não é transformada em glicose, a glicemia (concentração de glicose no sangue) não aumenta da maneira que faria normalmente.
Tratamento:
Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio de dieta.
Alimentos proibidos:
- Leite de vaca, queijos, creme de leite, requeijão e demais derivados de leite;- Preparações à base de leite (bolos, pudins, cremes, entre outros...);- Bolachas, biscoitos e outros alimentos que possuem leite em sua composição.
Alimentos ricos em Cálcio:
Além do grupo do leite podemos encontrar cálcio no grupo das carnes, onde as melhores fontes estão na sardinha e no salmão enlatados que incluem os ossos moles comestíveis.Vegetais verdes e de folhas largas, como brócolis, couve, repolho chinês e folhas de mostarda, também são ricos em Cálcio.
Fontes: Manual Merck, BVS - Ministério da Saúde, Medicinal
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home