20 maio, 2007

Multivitaminas podem melhorar o peso de recém-nascidos

Suplementação com multivitaminas durante a gestação pode melhorar o peso de recém-nascidos e deve ser considerada para todas as mulheres grávidas, diz o resultado de uma grande pesquisa publicada no New England Journal of Medicine.

"Na evidência desses benefícios e devido ao baixo custo dos suplementos, as multivitaminas devem ser consideradas para todas as mulheres grávidas," escreveu o líder da pesquisa, Wafaie Fawzi.

A pesquisa é de particular importância, uma vez que existe uma estimativa de 20 milhões de crianças ao redor do mundo que nascem com baixo peso, definido como menor que 2.500 gramas, 95% das quais em países em desenvolvimanto.

O baixo peso tem sido ligado a altos riscos de saúde, incluindo mortalidade neonatal e infantil, pobre crescimento e desenvolvimento cognitivo e alto risco de doenças crônicas durante a vida adulta, como diabetes e doença cardíaca.

O estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Colégio das Ciências da Saúde da Universidade de Muhimbili, em Dar es Salaam, Tanzania, envolveu 8.468 mulheres grávidas, seguidas da 12 a 27 semana de gestação e randomizadas a receber uma multivitamina diária ou um suplemento placebo até a sexta semana após o nascimento.

O suplemento incluia vitamina B1(20mg), B2(20mg), B6(25mg), B12(50mcg), niacina(100mg), vitamina C(500mg), Vitamina E(30mg) e ácido fólico(0,8mg).

Os pesquisadores observaram que no fim do estudo o uso diário de um suplemento de multivitaminas durante a gestação reduziu significadamente os riscos de baixo peso ao nascer. Entretanto, nenhum efeito significativo foi observado sobre os riscos de prematuridade e morte fetal.

"Multivitaminas, incluindo vitaminas do complexo B e as vitaminas antioxidantes C e E, podem assegurar um melhor desfecho ao nascer, de várias maneiras. Melhorando o status nutricional da mãe e a imunidade durante a gestação, multivitaminas podem reduzir os riscos de infecções intrauterinas," escreveram os pesquisadores.

"Melhores resultados ao nascer podem também ocorrer devido ao status hematológico materno. Baixos níveis de hemoglobina são associados com o aumento dos riscos de resultados adversos
durante a gestação, incluindo baixo peso ao nascer."

Fonte: New England Journal of Medicine