10 maio, 2008

Fazer dieta não reduz número de células de gordura

Estudo explica porque se volta a engordar após cessar uma dieta

Um estudo realizado por investigadores da Universidade Karolinska, Suécia, sugere que fazer dieta não diminui o número de células de gordura existente no corpo humano, divulga a BBC. De acordo com os especialistas, a quantidade destas células, denominadas adipócitos, é definida durante a adolescência e permanece invariável pelo resto da vida, mesmo que a pessoa venha a desenvolver obesidade no futuro.

Ou seja, o que acontece num regime é a diminuição de tamanho dessas células e não a sua extinção. Os investigadores fizeram uma experiência com centenas de crianças, adolescentes e adultos e descobriram que as células de gordura multiplicavam-se durante a infância, mas mantinham o número uma vez atingida a idade adulta.

Durante os testes, foram retiradas amostras de gordura de alguns pacientes que se preparavam para se submeter à cirurgia de redução do estômago. Depois de estes pacientes emagreceram, os cientistas retiraram uma nova amostra de gordura para averigüar se a quantidade de adipócitos tinha ou não reduzido.

Os investigadores verificaram que as células de gordura não tinham diminuído em quantidade, mas sim em tamanho. De acordo com Kirsty Spalding, coordenador da pesquisa, o estudo representa uma má notícia para as pessoas que fazem dietas.

«Isso explica por que é tão difícil perder peso e manter os quilos a menos, porque as células de gordura não desaparecem. Elas ficam ali, a pedir mais comida», explicou à BBC. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista “Nature”.

Fonte: Sapo.pt