29 junho, 2008

Orégano pode ajudar a curar inflamações

Segundo um estudo publicado na revista da Academia das Ciências dos Estados Unidos, o orégano, para além das suas qualidades aromáticas, contém um ingrediente activo que parece ajudar a curar inflamações.

Os investigadores das Universidades de Bona e Zurique administraram a substância activa, conhecida por beta-cariofilina (E-BCP), em ratos com inflamações nas patas, tendo observado uma melhoria dos sintomas em cerca de 70% dos casos.

A E-BCP, que também está presente em outras especiarias e plantas comestíveis, como o manjericão, o rosmaninho, a canela e a pimenta preta, pode ser útil no tratamento de determinadas patologias como a osteoporose, a arteriosclerose ou a doença de Crohn.

"Os nossos resultados revelaram que a E-BCP inibe a inflamação", afirmou Andreas Zimmer, professor do Life&Brain Zentrum de Bona.

"Este composto pode tornar-se um importante factor dietético para inibir estas doenças da civilização moderna", acrescentou Jürg Gertsch, da Universidade de Zurique.

A E-BCP é uma substância fácil de encontrar na natureza, tendo a vantagem de não provocar intoxicação, podendo vir a servir de base a novos medicamentos, de acordo com os investigadores.

Fonte: Pedro Santos - Lusa