11 maio, 2008

Teclado de computador pode ser mais sujo do que privada

Estudo publicado na revista "Which? Computing" comprovou que alguns teclados de computadores chegam a ser mais sujos que uma privada, contendo germes e bactérias que podem causar desde uma infecção alimentar a problemas mais graves.

No levantamento, 33 teclados de computador foram analisados. Quatro apresentaram potenciais riscos à saúde dos seus usuários e um tinha cinco vezes mais germes do que o assento da privada do banheiro do escritório. Um microbiologista deu ordens para que este teclado fosse retirado do local, mantido em quarentena e limpo.

O microbiologista Peter Wilson, do University College London Hospital, afirma que compartilhar um teclado no escritório pode causar a transmissão de doenças entre os empregados. "Se alguém tem um resfriado no escritório, ou mesmo uma gastrenterite, há muitas chances de que você vá pagar a doença por meio do teclado", disse o pesquisador à BBC. O microbiologista Peter Wilson, do University College London Hospital, afirma que compartilhar um teclado no escritório pode causar a transmissão de doenças entre os empregados. "Se alguém tem um resfriado no escritório, ou mesmo uma gastrenterite, há muitas chances de que você vá pagar a doença por meio do teclado", disse o pesquisador à BBC.

De acordo com a revista Which? Computing, uma das causas para teclados tão sujos é o fato de que usuários, cada vez mais, se alimentam enquanto utilizam o computador. Maus hábitos, como não lavar as mãos depois de ir ao banheiro, também agravam o problema.

Em 2007, um estudo realizado pela Universidade do Arizona chegou à conclusão que, em média, uma mesa de trabalho tem 400 vezes mais bactérias do que um assento de privada. Eles também descobriram que as mesas das mulheres têm de três a quatro vezes mais germes do que a dos homens.

Fonte: Saúde em Movimento