03 agosto, 2009

Ter mais vitamina D no corpo pode aumentar eficácia de dietas de emagrecimento

Os níveis de vitamina D no corpo no início de uma dieta de restrição de calorias podem indicar o sucesso da perda de peso.

É esta a conclusão de um estudo apresentado no mês de junho deste ano (2009) no encontro anual da Endocrine Society, pela Universidade de Minnesota, nos EUA.

No estudo, os investigadores mediram os níveis de vitamina D no sangue de 38 pessoas com excesso de peso antes e após os participantes seguirem uma dieta de 11 semanas consistindo em 750 calorias a menos do que o total das suas necessidades diárias estimadas. E foi observada uma relação linear entre os níveis de vitamina D e o sucesso em perder peso.

As análises mostraram que, para cada aumento de 1 ng/mL nos níveis da forma precursora da vitamina D (25-hidroxicolecalciferol), havia a perda de 196g a mais com a dieta de restrição de calorias. Para cada aumento de 1 ng/mL nos níveis da forma hormonal da vitamina D (1,25-dihidroxicolecalciferol), havia perda de 107 g a mais com a dieta. E maiores níveis da vitamina antes da dieta poderia representar também maior perda de gordura abdominal.

«Os nossos resultados sugerem a possibilidade de que a adição de vitamina D a uma dieta de restrição de calorias levará a uma melhor perda de peso», destaca a investigadora Shalamar Sibley. Porém, ressalta que mais estudos são necessários para determinar se a suplementação da vitamina poderá ajudar no processo de emagrecimento. «A deficiência de vitamina D está associada à obesidade, mas não está claro se a insuficiência causa a obesidade, ou o contrário».

Fonte: Sapo.pt - Saúde