Idosos devem ingerir vitamina D para prevenir quedas

Todo ano, uma em cada três pessoas com 65 anos ou mais sofre uma ou mais quedas, sendo que desse total, 6% resultam em fratura. A prevenção de quedas tornou-se um objetivo de saúde pública à medida que o grupo de população mais idosa cresce.
Vários estudos mostraram que a vitamina D melhora a resistência e o equilíbrio entre as pessoas mais velhas, enquanto que outros não encontraram qualquer efeito significativo sobre o risco de queda. Diante dessas discrepâncias, uma equipe internacional de pesquisadores analisou os resultados de oito estudos para prevenção de quedas, a fim de avaliar a efetividade da vitamina D na prevenção de quedas entre os indivíduos mais velhos (com 65 anos ou mais).
Os resultados mostraram que os benefícios da suplementação com vitamina D na prevenção de quedas dependiam da dose adotada. Foram estudadas as vitaminas D2 e D3. Suplemento diário de 700 a 1000 UI de vitamina D (vitamina D2 ou D3) reduzia a queda em 19% e até 26% com a vitamina D3. Esse efeito foi independente da idade, tipo de moradia ou suplementação adicional com cálcio. O efeito foi mais significativo depois de 2 a 5 meses do início do tratamento e se estendeu até 12 meses. O suplemento de vitamina D não reduziu as quedas nas doses inferiores a 700 UI/dia.
O uso de formas ativas de vitamina D não pareceu ser mais efetivo do que suplementos de 700-1000 UI de vitamina D. As formas ativas de vitamina D custam mais e estão associadas com maior risco de hipercalcemia (níveis elevados de cálcio no sangue) do que a suplementação padrão de vitamina D.
Para reduzir o risco de queda, recomenda-se uma dose diária de pelo menos 700-1000 UI de vitamina D, para indivíduos com 65 anos ou mais, dizem os autores. Doses superiores podem ser mais efetivas e devem ser estudadas em pesquisas futuras para otimizar os benefícios da vitamina D na prevenção de quedas, concluem os autores.
Fonte: EMEDIX
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home