09 fevereiro, 2010

Idosos devem ingerir vitamina D para prevenir quedas

Um suplemento diário de vitamina D - entre 700 e 1000 UI - reduz em 19% o risco de quedas entre as pessoas mais idosas, mas doses diárias menores do que 700 UI não têm qualquer efeito.

Todo ano, uma em cada três pessoas com 65 anos ou mais sofre uma ou mais quedas, sendo que desse total, 6% resultam em fratura. A prevenção de quedas tornou-se um objetivo de saúde pública à medida que o grupo de população mais idosa cresce.

Vários estudos mostraram que a vitamina D melhora a resistência e o equilíbrio entre as pessoas mais velhas, enquanto que outros não encontraram qualquer efeito significativo sobre o risco de queda. Diante dessas discrepâncias, uma equipe internacional de pesquisadores analisou os resultados de oito estudos para prevenção de quedas, a fim de avaliar a efetividade da vitamina D na prevenção de quedas entre os indivíduos mais velhos (com 65 anos ou mais).

Os resultados mostraram que os benefícios da suplementação com vitamina D na prevenção de quedas dependiam da dose adotada. Foram estudadas as vitaminas D2 e D3. Suplemento diário de 700 a 1000 UI de vitamina D (vitamina D2 ou D3) reduzia a queda em 19% e até 26% com a vitamina D3. Esse efeito foi independente da idade, tipo de moradia ou suplementação adicional com cálcio. O efeito foi mais significativo depois de 2 a 5 meses do início do tratamento e se estendeu até 12 meses. O suplemento de vitamina D não reduziu as quedas nas doses inferiores a 700 UI/dia.

O uso de formas ativas de vitamina D não pareceu ser mais efetivo do que suplementos de 700-1000 UI de vitamina D. As formas ativas de vitamina D custam mais e estão associadas com maior risco de hipercalcemia (níveis elevados de cálcio no sangue) do que a suplementação padrão de vitamina D.

Para reduzir o risco de queda, recomenda-se uma dose diária de pelo menos 700-1000 UI de vitamina D, para indivíduos com 65 anos ou mais, dizem os autores. Doses superiores podem ser mais efetivas e devem ser estudadas em pesquisas futuras para otimizar os benefícios da vitamina D na prevenção de quedas, concluem os autores.

Fonte: EMEDIX