09 março, 2006

Estudo liga consumo de refrigerantes a obesidade


O consumo de refrigerantes foi ligado a obesidade por um estudo realizado nos Estados Unidos por cientistas da Universidade da Carolina do Norte.

Por causa da pesquisa, o cientista Barry Popkin, que dirigiu o estudo, pediu às autoridades de saúde do país que obriguem os fabricantes de refrigerantes a incluir nas embalagens uma advertência sobre este risco.

Popkin disse aos meios de comunicação locais que a obesidade está aumentando nos EUA devido à alta média de consumo de bebidas gasosas.

O pesquisador também se pronunciou a favor de um aumento dos impostos a este tipo de bebida, como a decisão no caso do fumo, outro produto considerado pelos analistas como prejudicial à saúde.

Um dos representantes da Associação Nacional de Bebidas Gasosas, Kevin Keane, disse que é injusto dizer que apenas um produto é o responsável do problema de sobrepeso sofrido por milhões de americanos.

Keane disse a meios de imprensa que no problema da obesidade existem vários fatores, e citou como exemplo que, no caso das crianças, uma boa porcentagem seja agora menos ativa.

A obesidade dobrou nos adultos dos EUA nos últimos 30 anos, e triplicou entre as crianças. Segundo os últimos estudos, cerca de 60% da população tem sobrepeso ou é obesa.

Fonte: EFE, publicado em TERRA

2 Comments:

At 4:28 PM, Anonymous Anônimo said...

É alarmante o aumento da obesidade infantil. A principal causa parece ser o estilo de vida plugado das crianças, além das mudanças nos padrões de alimentação.

É preciso mobilizar os pais e a sociedade para darem atenção a educação dos filhos no quesito alimentação/atividade na sociedade de alta densidade tecnológica.

 
At 11:23 PM, Blogger Jairo said...

Concordo com tua sugestão Charles. E esta mobilização deve ser centrada em mais atividade física e menor consumo de alimentos feitos a partir de farinhas refinadas e açúcar.

 

Postar um comentário

<< Home