22 setembro, 2006

Perder peso ajuda a prevenir e a tratar diabetes


Um terço dos americanos ficarão diabéticos pelo fato de estarem comendo muito e se exercitando pouco.

Um estudo publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise (Julho 2006) mostrou que perder peso pode ajudar a prevenir e a tratar diabetes.

Gordura em excesso impede o corpo de responder normalmente à insulina. Antes da insulina fazer o seu serviço de levar a glicose para dentro das células ela necessita se acoplar como uma chave à uma "fechadura" que existe na membrana das células, chamada receptor de insulina. Essa abordagem fica muito difícil quando existe gordura em excesso. Dessa maneira, o resultado é um aumento da insulina na corrente sanguínea. É por isso que o excesso de gordura aumenta o risco de diabetes. É possivel medir como as células estão respondendo à insulina (abrindo suas portas para a entrada da glicose) com um teste de tolerência à glicose.

Nesse estudo, adolecentes foram colocados em um programa intenso para perder peso. Após somente 16 semanas seus músculos ficaram mais fortes e todos perderam peso. Testes de tolerência à glicose demonstraram que a habilidade de seus corpos de levar a glicose para dentro das células melhorou dramaticamente. Isso significa que um programa regular de exercício e alimentação correta diminui a resistência à insulina e reduz consideravelmente o risco de adquirir diabete.

Fonte: Medicine and Science in Sports and Exercise