29 setembro, 2006

Vitamina D é Imprescindível para a defesa contra a tuberculose



Achado ilumina um possível caminho para a prevenção


A vitamina D desenpenha um importante papel na resposta do corpo humano à tuberculose, de acordo com uma nova pesquisa que explica porque as pessoas de descendência africana são mais susceptíveis à tuberculose.

Os pesquisadores também sugerem uma nova maneira de combater essa doença que é uma das mais mortais do planeta: com um simples suplemento alimentar, a Vitamina D.

A tuberculose, usualmente adquirida quando a pessoa inala a bacteria Mycobacterium tuberculosis, matou um número estimado de 1.7 milhões de pessoas em 2003 e é a lider como causa de morte em pessoas que sofrem de AIDS, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

As pessoas de origem africana são mais susceptíveis a contrair tuberculose do que as caucasianas e possuem os mais altos índices de infecção e os mais severos casos quando infectadas, fato que era um mistério para os pesquisadores até agora.

A pesquisa, conduzida por uma equipe da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) e da Harvard School of Public Health, mostra que a Vitamina D desenpenha um importante papel na produção de uma molécula chamada CATHELICIDIN, que mata a bactéria da tuberculose.

O corpo humano produz Vitamina D quando os raios do sol batem diretamente na pele. O pigmento da pele, melanina - mais abundante em peles escuras - funciona como um escudo, bloqueando os raios solares, reduzindo os danos produzidos pelo luz ultravioleta, mas também reduzindo a produção de Vitamina D e, consequentemente, aumentando a susceptibilidade à tuberculose.

Fonte: Harvard University Gazette, 03/09/2006.