13 junho, 2007

Descobertos genes para sete doenças

Quinze novos genes foram associados a sete doenças hereditárias – distúrbio bipolar, doença de Crohn, doença coronária, hipertensão, artrite reumatóide e diabetes do tipo I e II –, podendo ser considerados factores de risco. A descoberta científica abre caminho a novos tratamentos, mais eficazes e personalizados.

Catorze mil pessoas, duas mil para cada tipo de doença, participaram no estudo, publicado na revista ‘Nature’, no âmbito do qual foi analisado o DNA retirado de amostras sanguíneas dessas 14 mil pessoas, que foram comparadas com amostras de três mil pessoas saudáveis.

As descobertas, que os cientistas consideram revolucionárias, devem-se ao facto de os investigadores terem utilizado um método muito mais rápido e preciso na investigação genética.

O cientista Peter Donnellu, que liderou o estudo, disse que ele e os seus 200 colegas aprenderam mais nos últimos 12 meses do que em 15 anos: “Ao identificar os genes associados a essas condições, o nosso estudo deve permitir que cientistas entendam melhor como a doença funciona, quais as pessoas que correm maior risco e como produzir tratamentos mais personalizados e mais eficazes. ”

Os cientistas acreditam que no futuro será possível submeter as pessoas a testes em busca de combinações específicas de genes que revelem o risco que elas correm, orientando-as de modo a alterar o estilo de vida ou realizar exames de rotina.

A investigação durou dois anos e reuniu um total de 50 equipes de cientistas no consórcio Wellcome Trust Case Control Consortium, na Inglaterra. Os custos chegaram a cerca de 13,5 milhões de euros.

Fonte: Correio da manhã