Socorro, meu filho não pára quieto!
Crianças com excesso de irritabilidade, falta de concentração e impulsividade podem se enquadrar entre os pequenos com hiperatividade.
Agitação, dificuldade de concentração, impulsividade e instabilidade emocional além do normal podem ser alguns dos indícios de que a criança seja hiperativa. Segundo pesquisas na área médica infantil, cerca de 3% a 6% das crianças no mundo têm hiperatividade, e entre cada dez, nove são meninos. Mas, muita calma, nem sempre a criança enérgica, "peralta" e "arteira" é portadora da síndrome.
A diferença entre uma criança normal e uma com diagnóstico de hiperatividade é quando certos comportamentos não provocam prejuízos na vida social e familiar do indivíduo. Se a criança não apresenta distração, impulsividade, agitação e agressividade constante, ela não se enquadra na classe dos hiperativos. "Entretanto, se os pais tiverem alguma dúvida, o melhor caminho é que um psiquiatra e uma equipe de outros profissionais, como fonoaudiólogo e psicólogo, certifiquem-se do problema", alerta a psicóloga infantil Maria Tereza Campos.
De acordo com coordenador da unidade de infância e adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Enio Roberto de Andrade, a hiperatividade está classificada dentro das doenças mentais causadas por um problema genético. A doença é um transtorno que ocorre com as crianças na fase do desenvolvimento e muitas vezes só é percebido pelos pais no momento em que os filhos começam a vida escolar, já que é nesta fase que os responsáveis percebem a dificuldade de concentração e inquietação excedente da criança.
Ivete Vitar percebeu o problema no filho Daniel muito cedo, com dois anos de idade. "Ele não conseguia se concentrar, não parava quieto um só instante", indica a mãe. Ao levar o filho ao pediatra, Ivete foi encaminhada a um psicopedagogo que realizou diversos trabalhos comportamentais não só com Daniel, mas também com os pais. Após um longo tempo com idas e vindas de médicos, Ivete se adaptou à rotina do filho e conseguiu lidar perfeitamente com as atitudes da criança. Daniel tem o apoio dos professores na escola, que o ajudam da melhor forma possível com os problemas de concentração e agitação. "Hoje, o Daniel consegue ter uma vida normal, com disciplinas, responsabilidades e amigos", acrescenta Ivete. Segundo a psicóloga especialista em terapias corporais e jogos corporativos, Célia Bottura, a paciência, compreensão e amor dos pais são fundamentais na evolução do quadro clínico. "É uma fase que deve ser compreendida por todos. A criança necessita muito da ajuda dos pais", garante a profissional.
A criança hiperativa tem uma enorme energia acumulada, que deve ser gasta ao longo do dia para que não haja a irritabilidade por estar parada, sem fazer nada. Ela consegue fazer tudo ao mesmo tempo: olhar o amigo que brinca, assistir televisão, escrever e ouvir música. Ou seja, tem pique de sobra! Por isso, os profissionais sugerem que elas gastem toda a energia com atividades como futebol, skate, brincadeiras em parques, um pouco de videogame (somente jogos educativos), basquete, trabalhos com argila, etc. A psicopedagoga e coordenadora do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD), Silvia Amaral, afirma que o transtorno acompanha o indivíduo ao longo da vida, mas que é controlado conforme o tratamento. "A hiperatividade é para toda a vida, alguns sintomas se transformam. Uma criança extremamente agitada deixa de ser quando adulto, mas adquire uma mente agitada, convivendo muito bem com isso", sinaliza.
Artur de Souza Gomes apresentou sintomas de hiperatividade logo quando entrou na escola, com quatro anos de idade. Após passar por acompanhamento psiquiátrico, terapias e homeopatia, o menino, agora com nove anos, não tem mais o comportamento agressivo dentro de casa e consegue acompanhar a turma na escola.
Os tratamentos da hiperatividade podem ser feitos à base de medicamentos (metilfenidato e ritalina), sessões de terapia e até mesmo com a medicina alternativa: a homeopatia. O importante é os pais perceberem os sintomas e encaminhar o filho o quanto antes para o acompanhamento de um bom profissional.
Como reconhecer se o seu filho é hiperativo:
Se ele freqüentemente agita as mãos, os pés ou se remexe na cadeira
Se ele abandona freqüentemente a cadeira na sala de aula ou em outras situações, nas quais espera-se que ele permaneça sentado.
Se ele tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividade de lazer.
Se ele fala constantemente em demasia.
Características:
Baixa-tolerância.
Acessos de Raiva.
Comportamento "mandão".
Teimosia.
Insistência excessiva.
Instabilidade de humor.
Fonte: Guia da Semana - CAD - Andréia Meneguete
14 Comments:
Meu filho não fica quieto de forma alguma por bem, mas se eu disser que ele não verá mais desenhos e nem jogará games dai fica, não obedece a ninguém quando está agitado, é muito curioso,agora que foi pra escola percebi que está pior um pouco, na escola o comportamento e igual e as vezes pior de acordo com as educadoras, tem muita dificuldade de aprendizagem, dificuldade também em memorizar o que se ensina de imediato mas depois de um tempo aquilo que lhe foi ensinado ele repete sozinho sem que ninguém o pergunte, mas se alguém o perguntar ele não sabe repetir...todos os dias perco uma hora com ele para o ensinar e uma para brincar com ele pois trabalho e não tenho tanto tempo como deveria, o que faço?preciso de auxilio...
estou quase ficando louca meu filho vai fazer dois anos e não para quieto faço de tudo para ele ficar calmo mas não funciona eu vou colocar na creche para ver se ele melhora eu estou apavorada não tenho casamento,durmo com ele no quarto só dorme na penumbra,som ligado bem baixinho e não dorme direito.penso de leva-lo ao neuro não sei estou muito angustiada.
Bom.. eu já o meu filho tem 6 anos, ele é extremamente inteligente, não tem dificuldade de aprender. Sabe tudo e muito mais, ele tem uma capacidade que impressiona. Tem mente de adulto, raciocina rápido, faz as tarefas rápidas, em suma do ponto de vista de inteligência ele é 10. Mas tenho recebido reclamações da escola de que ele termina rapidamente suas tarefas, e não consegue ficar parado. Mexe com os colegas, quer correr dentro da sala de aula. Mas é o mais inteligente da sala.
Ele é uma criança que dorme cedo, não desobedece aos país, principalmente eu que sou o pai, quando está comigo fica quieto. Com a mãe de vez enquanto não obedece, mas nada que seja anormal.
Ele dorme bem, contudo percebemos que ele não consegue ficar quieto em para assistir o que não lhe interessa. Quando é algo que lhe interessa fica quieto, a exemplo de canais com corridas de carro, jogos infantis, filmes infantis e etc.
Sabe... ele apresenta-se comportamento de uma criança normal, apesar de que adora estar correndo, pular, mas não quebra nada não tem rebeldia, não arranja malcriação, nem no supermercado, nem em lugar nenhum. Apenas gosta de correr, só o que deixa ele quieto é quando está jogando no tablet e/ou assistindo filme ou programa que ele gosta.
Portanto, eu acho que é uma criança normal, mas a psicóloga tem dito coisas que nos desagrada, rotulando o menino de hiperativo, mas ele teve uns acompanhamentos durante 6 meses com psicólogo pediátrico, tudo que ouvimos é que ele tem um QI bem elevado.
Portanto, achamos que o problema não seja da criança, mas sim da psicóloga do colégio e da professora que não sabe impor ordem quando necessário.
As crianças necessitam de espaço para liberar energia, só que a sociedade atual limita a criança, não a deixa desenvolve com medo de misturar-se com outras crianças que não seja da mesma classe, não há mais espaço de veraneio pra criança. As crianças ficam enclausuradas, isso é muito ruim.
Estamos tristes com comentários da psicóloga, parece que quer rotular o menino.
Boa sorte a todos, sempre com muita paciência.
Meu filho tem 1e11 meses, ele não sossega um segundo. já não sei i que fazer= (
Meu filho tem 1e11 meses, ele não sossega um segundo. já não sei i que fazer= (
Meu filho tem 1e11 meses, ele não sossega um segundo. já não sei i que fazer= (
Meu caso é exatamente igual ao que o anônimo que postou às5:23 PM,meu filho tem 6 anos,é muito inteligente,educado,não é violento,mas não para quieto. Tenho medo que a professora do primeiro ano, que agora vai iniciar,
não tenha paciência com ele. Não sei o que devo fazer...
Minha filha tem 14anos e não para quieta é o tempo todo pulando dentro de casa e respondendo e sempre que está certo.
O que significa Ql?
Meu caso é muito parecido com o seu
O que significa Ql?
Minha filha tem 3 três anos ela não fica parada sobe e desce pula em cima do sofá tira a cama do lugar as vezes falta eu ficar louca mas as vezes acho que deve ser uma fase também não saímos com ela. Ela é uma criança extremamente dócil e carinhosa inteligente aprende rápido as coisas sim ela é bem teimosa mexe em td mas eu fico na dúvida ela fica só comigo e com o pai não tem convívio com outras crianças ano que vem que ela vai pra escola então não sei se ela de fato tem hiperativismo
Meu filho tem 2 anos e 6 meses ele nao para um minuto se quer sempre fazendo arte batendo nos irmãos chora muito vive irritado é mandão ao aceita nao minha vida ta um caos nao posso sair com ele pq ele meche em tudo joga as coisas do mercado no chao levei ele pra conhecer o zoológico nao fiquei la nem 10 minitos tive q vir embora pq ele queria subir nas grades e chorava se jogava no chao me batia colocava a mao na garganta p vomitar olha so por Deus as vezes tenho vontade ate de morrer pq eu nao aguento mais ele nao dorme de noite so cochila poucas horas do dia e todo santo dia dorme as 4 ou 5 da manha to exausta levei no pediatra ele me falou q é normal mais quem convive com ele q somos nós sofremos demais pois estamos privados de tudo pq ele nao da paz me desculpem o desabafo alguem me indica algum psiclogo psiquiatra bom pra levar ele sou da baixada santista.
Quociente de inteligência (abreviado para QI, de uso comum) é um valor obtido por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito. É a expressão do nível de habilidade de um indivíduo num determinado momento em relação ao padrão (ou normas) comum à sua faixa etária, considerando que a inteligência de um indivíduo, em qualquer momento, é o "produto" final de uma complexa sequência de interações entre fatores ambientais e hereditários. (Wikipédia)
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