16 fevereiro, 2010

Vitamina D pode ajudar a prevenir doença de Crohn

Pesquisadores canadenses descobriram que a vitamina D pode ser capaz de combater e até mesmo evitar os sintomas relacionados à doença de Crohn, uma doença intestinal inflamatória crônica associada à diarréia, dor intestinal e perda de peso.

O estudo, realizado no Instituto de Investigação da Universidade McGill, foi originalmente concebido para investigar a capacidade do nutriente para o tratamento de células cancerosas mas os cientistas descobriram que a vitamina D tinha um efeito benéfico em dois genes associados com doenças inflamatórias intestinais.

John White e seus colegas conduziram a investigação e descobriram que a suplementação de vitamina D forçou uma reação nos genes Defensin beta 2 e NOD2, usados para alertar as células sobre a presença de micróbios invasores. Se NOD2 é deficiente ou com defeito, o gene não pode alertar sobre ataques microbianos do trato intestinal.

Esta descoberta é interessante, pois mostra como um simples suplemento de vitamina D pode ajudar as pessoas a se defender contra a doença de Crohn, diz o colaborador do estudo, Marc Servo. O próximo passo da equipe será a realização de ensaios clínicos com participantes humanos que sofrem do distúrbio intestinal.

Outros estudos também têm sugerido que a vitamina D pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e certas formas de câncer.

Fonte: Personal Liberty Digest