13 março, 2006

Exercício intermitente é melhor do que o exercício contínuo


Exercício regular é um aspecto importante para um estilo de vida saudável e prevenção de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade.

Recomendações clássicas para exercícios de resistência são de 20 a 60 minutos de exercício contínuo com intensidade vigorosa.

Uma pesquisa da Universidade de Missouri-Columbia sugere que o exercício intermitente é mais efetivo para diminuir a gordura arterial na corrente sanguínea do que o exercício contínuo quando realizado em somente 30 minutos.

Os pesquisadores realizaram o estudo para examinar os efeitos do exercício contínuo e exercício intermitente nos níveis de triglicérides na corrente sanguínea, depois que os indivíduos usados na pesquisa ingeriram alimentos com muita gordura. Os resultados mostram que as pessoas que se comprometem com 30 minutos de exercício conseguem baixar melhor os níveis de triglicérides depois de uma refeição com muita gordura se eles realizarem exercícios em turnos separados e de pouca duração do que em um único turno contínuo.

A equipe de pesquisa incluiu o professor de ciências nutricionais Tom Thomas, seu parceiro com pós-doutorado Thomas Altena, o professor assistente de ciências nutricionais Stephen Ball, e Jody Michaelson estudante de graduação, todos do Colégio de Ciências Ambientias Humanas. Altena, que é agora professor assistente na Southwest Missouri State University, supervisionou o estudo.

"A maior parte dos americanos que fazem exercícios estão se exercitando durante 30 minutos do dia", disse Thomas. "Com base nos resultados da pesquisa, a abordagem intermitente, deve provavelmente ser melhor para maioria dos americanos na diminuição da gordura na corrente sanguínea".

Os pesquisadores examinaram os níveis de triglicérides acompanhando as refeições em indivíduos inativos. Todos indivíduos realizaram três protocolos distintos em dias diferentes. No dia controle, os indivíduos só fizeram refeições altamente gordurosas. Na segunda visita, os indivíduos fizeram uma refeição altamente gordurosa após uma sessão de exercício contínuo. Em outra visita, os indivíduos fizeram uma refeição altamente gordurosa após uma sessão de exercício intermitente no qual os indivíduos se exercitaram em turnos de 10 minutos separados por 20 minutos de períodos de descanso.

Os resultados indicaram que os níveis de pico de triglicérides nos indivíduos que se envolveram em exercício intermitente antes de uma refeição com muita gordura foram reduzidos em 27%. Aqueles que se envolveram em exercício contínuo reduziram seus níveis de triglicérides em 15%.

Thomas observou que se exercitar antes da refeição foi crucial para limpeza da gordura, dizendo que os pesquisadores acreditam que a contração muscular durante o exercício estimula uma enzima de limpeza de gordura no músculo.

De acordo com pesquisas anteriores, o pico de atividade da enzima ocorre 12 horas depois da sessão de exercício. Além de mostrar que tipo de exercício é melhor, esta informação também pode ajudar uma pessoa a determinar qual melhor horário para se exercitar. Já que é melhor se exercitar 12 horas antes de uma refeição farta ou com muita gordura, aqueles que ingerem um café da manhã farto podem ter mais benefícios do exercício no período da tarde, enquanto aqueles que se alimentam melhor no jantar podem ter mais benefícios do exercício no período da manhã.

Contudo, disse Thomas, o efeito do exercício na limpeza da gordura não dura mais do que 24 horas, o que indica a necessidade da atividade física diária para continuamente estimular o sistema de limpeza de gordura.

Fonte: Pesquisa publicada na edição de Agosto de 2004 da "Medicine & Science in Sports & Exercise". MOVERE.com.br