01 maio, 2006

Dieta rica em vegetais "reduz risco de derrame".


Frutas são parte de uma dieta saudável
Comer mais do que as recomendadas cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em até 26%, segundo um estudo da Universidade de Londres publicado pela revista médica Lancet.


Aqueles que comem entre três e cinco porções diminuem os riscos em até 11%, em comparação com quem come menos do que três porções diárias.
O estudo analisou dados de mais de 275.500 pessoas compilados de oito pesquisas diferentes realizadas na Europa, Estados Unidos e Japão e concluiu ainda que o consumo diário de mais de cinco porções de vegetais também diminui o risco de doenças cardíacas e alguns cânceres.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Destas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem seqüelas que as deixam deficientes.
No Brasil, 129.172 pessoas morreram de AVC em 2002.
Mudanças simples
"É uma conclusão muito importante, porque realmente mostra que deveríamos estar comendo mais do que as recomendadas cinco porções diárias de vegetais", disse o professor Graham MacGregor, que participou do estudo.
Junto com o fumo, a dieta ruim e o sedentarismo são apontados como as principais causas que podem levar a um derrame.
Frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, betacarotenos e potássio, além de proteínas vegetais e fibras. Eles também são menos calóricos, têm pequena quantidade de gordura e contêm antioxidantes.
Mas os pesquisadores suspeitam que o potássio seja o principal fator para evitar os derrames.
"Nós sabemos que o consumo de potássio ajuda a baixar a pressão sanguínea", disse MacGregor, "aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes para mais de cinco porções diárias, o consumo de potássio aumenta em cerca de 50%".
Uma porção de vegetais equivale a 77 gramas, e uma porção de frutas equivale a 80 gramas.

Fonte: BBC Brasil