31 março, 2006

Peixe diminui o risco de infarto


Se você quer reduzir seu risco de infarto, coma peixe grelhado ou cozido, mas não frito. De acordo com um novo estudo, conduzido pela Harvard School of Public Health em Boston, a ingestão de peixe grelhado ou cozido, como atum, de 1 a 4 vezes por semana diminui em 27% o risco de infarto em pessoas acima de 65 anos.

Porém, o consumo de peixe frito ou sanduíche de peixe mais de uma vez por semana aumentaria o risco de infarto em 44%, comparando-se aos que consumiram em média menos de uma vez por mês.
Os pesquisadores estudaram quase 5.000 pessoas acima de 65 anos de idade que tiveram sua dieta acompanhada por 12 anos através do preenchimento de questionários.
O autor do estudo, Doutor Dariush Mozaffarian, explicou que pessoas que consomem os tipos de peixe que são cozidos ou grelhados, como atum, obtêm mais ácido graxo omega 3, o qual pode ser bom para os vasos sanguíneos, pressão arterial e inflamações.
Por outro lado, os tipos de peixes que são geralmente fritos ou usados em sanduíches geralmente têm pouco omega 3. Porém, ainda não sabe-se ao certo se o aumento do risco de infarto relacionado ao consumo de peixe frito ou sanduíche de peixe está relacionado ao tipo do peixe, modo de preparação ou estilo de vida.

Fonte: Archives of Internal Medicine (Copacabana Runners)