25 junho, 2006

Médicos alertam para risco de uso de celulares na chuva


A próxima vez que você estiver no celular a céu aberto, com chuva e raios, acabe logo com a conversa.

Médicos fizeram o alerta na revista científica British Medical Journal sobre o uso de celular em tempestades com raios e trovões. O metal nos telefones age como condutor e leva a corrente diretamente para o corpo, afirmam.

Uma adolescente de 15 anos foi atingida por um raio quando falava ao telefone no Hyde Park, em Londres. Ela não se lembra do que aconteceu, mas sofreu um ataque cardíaco e precisou ser ressuscitada.

Um ano depois, ela está presa a uma cadeira de rodas, perdeu a audição no ouvido em que usava o celular e teve outras seqüelas físicas e cerebrais.

Corrente elétrica

Materiais que são bons condutores de eletricidade em contato direto com a pele, assim como líquidos ou metais, aumentam os riscos de que a corrente se espalhe pelo corpo, causando danos.

FATOS
A qualquer momento há, em média, 1,8 mil tempestades em curso, com 100 raios a cada segundo.

Um raio viaja a 22,5 mil km/hora e descarrega 300 mil volts de eletricidade no solo em milésimos de segundo, aquecendo o ar em volta para 30 mil ºC - cinco vezes mais quente do que a superfície do sol.

A chance de ser atingido por um raio é de uma em três milhões.

Os médicos do hospital Northwick Park em Londres, que trataram a menina atingida pelo raio, descobriram três casos iguais. As três pessoas - na China, Coréia e Malásia - morreram.

A otorrinolaringologista Swinda Esprit, do Northwick Park afirma que "quando estamos falando ao telefone nem pensamos nisto."

"Se você é atingido por um raio, a pele tem alta resistência à eletricidade, mas ao usar o telefone, a corrente elétrica entra no corpo e provoca danos nos órgãos internos", afirmou Esprit.

Ele acredita que os fabricantes de celulares deveriam alertar os consumidores de possíveis perigos, já que "especialmente as crianças não vão se dar conta dos riscos".

Paul Taylor, um cientista do Instituto de Meteorologia britânico acredita que até ter um telefone no bolso no meio de uma tempestade pode ser perigoso.

E afirma que celulares são tão perigosos quanto moedas e anéis, em termos de condução de eletricidade.

Fonte: BBC Brasil