22 julho, 2006

Toxoplasmose pode estar ligada a esquizofrenia


Toxoplasmose pode estar ligada a esquizofreniaEstudo do Imperial College de LondresOutros destaques deste dia

Cientistas britânicos descobriram uma relação entre o parasita da toxoplasmose, encontrado na carne crua e em fezes de gato, e o desenvolvimento da esquizofrenia, segundo um estudo publicado na revista “Proceedings of the Royal Society”.
Especialistas do Imperial College de Londres constataram esse vínculo ao comprovar que fármacos contra a esquizofrenia são eficazes para combater o Toxoplasma Gondii em ratinhos de laboratório infectados. Os cientistas trataram os animais com antipsicóticos e estabilizadores de humor e comprovaram que são tanto ou mais eficazes que os normalmente receitados contra o parasita.
Os medicamentos Haloperidol e ácido válproico conseguiram reduzir os efeitos do parasita no comportamento de ratinhos e também reduziram a sua "tendência felina suicida", que os leva a serem menos conscientes do perigo que os gatos representam.
Os especialistas acham que isto demonstra que o parasita possa estar relacionado com o desenvolvimento de determinados tipos de esquizofrenia. "Embora em nenhum caso estejamos a dizer que a exposição ao parasita conduza directamente ao desenvolvimento de esquizofrenia, este estudo e outros prévios apontam para a existência de uma relação entre o parasita e alguns casos da doença", explicou a professora Joanne Webster.

Fonte: MNI-Médicos Na Internet