31 agosto, 2006

Forame oval patente: risco de AVC em pacientes com enxaqueca


Perto de 50% dos pacientes que experimentam enxaqueca com aura têm forame oval patente, relata uma equipe de investigadores italianos em recente edição da Neurology. De acordo com os investigadores, o achado pode explicar por que os pacientes que têm enxaqueca com aura correm o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

"A embolia cerebral paradoxal através de shunt da direita para a esquerda nas câmaras atriais tem sido sugerida como possível mecanismo de infarto cerebral em pacientes jovens não-ateroscleróticos com acidente vascular cerebral", afirmam o Dr. G. Paolo Anzola e colegas.

Na Universidade de Brescia, o grupo de Dr. Anzola usou ultra-sonografia Doppler para investigar a prevalência de forame oval patente em 113 pacientes ambulatoriais consecutivos que tinham enxaqueca com aura. Eles compararam correspondem estes participantes a 53 pacientes que tinham enxaqueca sem aura e a 25 controles.

A equipe de pesquisas verificou que a prevalência de forame oval patente entre os pacientes que tinham enxaqueca com aura era de 48%, significativamente mais alta que a prevalência entre os pacientes que tinham enxaqueca sem aura, 23%, e a prevalência entre os controles, 20%.

O risco mais alto de AVC relatado entre indivíduos com enxaqueca com aura pode ser explicado por um aumento na propensão a embolia cerebral paradoxal, sugerem os autores.

"Esperamos que nossos resultados possam ajudar a orientar os pacientes com enxaqueca e que possam ter uma elevação do risco para acidente vascular cerebral", comentou o Dr. Anzola. Ele sugere que os indivíduos que têm enxaqueca com aura podem baixar seu risco de acidente vascular cerebral se acompanhados por um neurologista.

Ademais, recomenda que aqueles que apresentam enxaqueca acompanhada por aura parem de fumar, bem como que mulheres com estas enxaquecas não usem contraceptivos orais. (Neurology 1999; 62:1692)

Fonte: Cardionews