13 agosto, 2006

Hipertensão leve não proíbe exercício, diz estudo


Nota publicada na Folha de S. Paulo desta quinta-feira (10/8/2006) afirma que pessoas de 55 a 75 anos com a pressão levemente alta podem malhar com menos receio. Segundo a matéria, a partir de um estudo com 104 homens e mulheres, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) concluíram que um programa moderado de exercícios físicos não prejudica, e até mesmo beneficia, o coração de quem faz parte desse grupo.

Exercitar-se aumenta a eficiência cardíaca e reduz a gordura corporal, fator de risco para a saúde, afirmam os pesquisadores. Eles usaram o termo "programa moderado" para se referir a cerca de uma hora de atividades físicas, três vezes por semana. Metade das pessoas avaliadas fez seis meses de bicicleta, step e exercícios com peso, e a outra metade continuou a rotina física normal.
Após o período, aqueles que praticaram atividades não demostraram problemas de sístole (parte do ciclo cardíaco na qual o sangue é ejetado para a aorta e para a artéria pulmonar) nem aumento no tamanho do coração -a hipertensão tem como efeito, a longo prazo, o aumento do coração, o que eventualmente endurece ou enfraquece o músculo.
A pressão arterial dos avaliados variava entre 13 e 15,9 por 8,5 a 9,9. Pelos parâmetros utilizados no Brasil, algumas dessas pessoas seriam consideradas pré-hipertensas e outras, com hipertensão leve, de "estágio um".

Fonte: APM, Folha de São Paulo