17 junho, 2007

A depressão nos homens de meia-idade



Queda de testosterona causa estados depressivos

A depressão dos homens de meia-idade está sendo melhor entendida. Segundo um estudo recente, os estados depressivos nos homens mais velhos está associado a um declínio acentuado nos níveis do hormônio testosterona.

A maioria dos homens sofre perdas graduais de testosterona após os 40 anos de idade, mas uma redução drástica, chamada hipogonadismo, atinge cerca de 30 por cento dos homens com mais de 55 anos.

Isso pode provocar perda de massa muscular e de força física, menor densidade óssea, redução do apetite e da libido, fadiga e irritação. «Os homens hipogonadais mostraram uma incidência elevada de doenças depressivas», assegurou o autor do estudo, Molly Shores, que atua em Seattle (Costa Oeste dos EUA). O estudo feito com 278 homens com mais de 44 anos foi publicado na revista Archives of General Psychiatry.

Shores disse que 22 por cento dos homens com hipogonadismo foram diagnosticados com depressão ao longo de dois anos. Entre os demais, só sete por cento enfrentaram transtornos depressivos. Os níveis de testosterona normalmente atingem o máximo no começo da idade adulta, e diminuem em aproximadamente um por cento ao ano após os 40.


Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista

Marcadores: , , , , , , , ,