09 agosto, 2007

Exercício faz células trabalharem com mais eficiência

Por que o risco de sofrer infarto do miocárdio, derrame ou diabetes aumenta com a idade? Pesquisadores da Universidade de Yale mostraram que enquanto envelhecemos, perdemos a habilidade de fabricar a enzima AMPK (AMP - activated protein kinase) (Cell Metabolism, Fevereiro 2007). Essa enzima funciona aumentando o número de mitocôndrias (pequenas fornalhas que transformam alimento em energia) nos músculos. Tudo o que reduz o número ou a eficiência das mitocôndrias interfere na habilidade de transformar gordura e açúcar em energia. O resultado disso é o aumento dos níveis de açúcar, gordura e colesterol no sangue.

Algumas células do nosso corpo contém um grande número de mitocôndrias. As calorias extras que não podem ser queimadas nas mitocôndrias se acomulam sob a forma de gordura nos músculos, fígado e células adiposas (gordurosas). Isso faz com que ganhemos peso. Gordura extra nas células bloqueia sua habilidade de retirar açúcar da corrente circulatória, fazendo com que a glicose suba, aumentando o risco de diabetes. Gordura extra no fígado impede a redução da insulina, fazendo com que seu nível suba, aumentando a constrição das artérias e, consequentemente, o risco de infarto cardíaco. Insulina em excesso faz também com que sintamos fome o tempo todo aumentando nossa chance de ganharmos peso.

AMPK aumenta com exercício e com medicamentos usados para tratar diabetes, como Metformina, Actos ou Avandia. No entanto, a melhor maneira de aumentar o número e o tamanho das mitocôndrias é através de exercício físico. Se não tivermos um programa regular de exercício certamente estaremos encurtando nossa vida.

Fonte: DrMirkin

Tradução e adaptação: Jairo Bueno