08 março, 2010

Cientistas descobrem que vitamina D é crucial contra as infecções

Uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhague descobriu que a vitamina D é decisiva para activar as defesas do nosso sistema imunitário contra as infecções. Cientistas da Universidade de Copenhaga descobriram que a vitamina D é crucial para activar as defesas do nosso sistema imunitário e sem a ingestão suficiente desta vitamina, as células T deste sistema perdem a capacidade de reagir e de lutar contra as infecções do nosso corpo.

A descoberta feita pelo Departamento de Saúde, Imunologia e Microbiologia daquela universidade pode ser importante para a pesquisa de novas vacinas e no combate contra as doenças infecciosas, as epidemias e as pandemias.

A maior parte da vitamina D é produzida naturalmente pelo nosso corpo em resultado da exposição da pele à luz do Sol. Mas também pode ser encontrada em alimentos como o peixe e os ovos.

Segundo a agência Reuters, quase metade da população mundial tem carência de vitamina D e os cientistas prevêem que o problema se venha a agravar porque as pessoas passam cada vez mais tempo em ambientes artificiais, privados da luz solar.

Células T: entrar em acção

Carsten Geisler, um dos investigadores da equipa envolvida na descoberta, explica num comunicado da Universidade de Copenhaga que "quando uma célula T é exposta a um agente patogénico estranho, tem uma reacção bioquímica imediata e um receptor que existe à superfície da célula (uma espécie de antena) começa a procurar vitamina D. Se não encontra vitamina D suficiente no sangue, não entra em acção".

As células T baseiam-se, assim, na vitamina D para actuarem contra as infecções, permanecendo adormecidas se há falta dessa vitamina no sangue.

O agente patogénico é um microrganismo capaz de produzir doenças infecciosas no nosso corpo.

A descoberta dos cientistas dinamarqueses pode ser também importante para os cientistas lidarem melhor com os fenómenos de rejeição associados aos transplantes de órgãos.

"Os cientistas já sabem há muito tempo que a vitamina D é importante para a absorção de cálcio e em doenças como o cancro e a esclerose múltipla, mas não imaginávamos que a vitamina D fosse tão crucial para activar o sistema imunitário", salienta Carsten Geisler.

Fonte: Expresso

1 Comments:

At 7:15 PM, Anonymous Rosângela said...

Dr. Jairo,

Li algumas matérias aqui postadas e gostei muuito! Tudo muito interessante e útil. Obrigada e Parabéns pela criação deste blog e por pesquisar e postar as matérias. Gostaria, se possível, saber qual a diferença entre a vitamina D e a D3. Outra coisa que tenho um pouco de dificuldade em entender: Se a esclerose múltipla é ocasionada pelo "ataque" das células T ao cérebro, como a utilização de vitamina que estimula a produção de células T, pode ser benéfica à esclerose múltipla? Quanto maior o número de células T no organismo, maior o número de células para "atacar" o cérebro ou não?!Aí está o paradoxo que dificulta minha compreensão: se as células T combatem infecções e por motivos ainda desconhecido, sofrem mutações e também atacam o cérebro, como pode ser saudável estimular o aumento das células de defesa do organismo?!
Obrigada,
Rosângela Deckmann

 

Postar um comentário

<< Home