11 julho, 2010

Redução da ingestão de açúcar associa-se à diminuição da pressão arterial

O aumento do consumo de bebidas com açúcar tem sido associado a aumento do risco de obesidade e de diabetes tipo 2. O presente estudo demonstrou que uma redução do consumo de bebidas adoçadas com açúcares e dos próprios açúcares foi significativamente associada a reduções na pressão arterial.

Este estudo incluiu 810 adultos foram avaliadas ao início do estudo e após 6 e 18 meses.

Ao início do estudo, o consumo de bebidas com açúcar foi, em média, uma porção por dia. A pressão arterial sistólica (máxima) e a diastólica (mínima) médias foram de 134,9 e de 84,8 mmHg, respectivamente.

Após ajuste para possíveis fatores de confusão, observou-se que a redução na ingestão de uma porção por dia foi associada à redução de 1,8mmHg na pressão arterial sistólica e de 1,1mmHg na pressão arterial diastólica após 18 meses.

Após ajuste adicional para a mudança de peso durante o mesmo período, a redução na ingestão de bebidas com açúcar ainda foi significativamente associada a reduções na pressão arterial. A diminuição na ingestão de açúcar também foi significativamente associada à diminuição da pressão arterial.

Fonte: Circulation