30 agosto, 2007

O que causa a síndrome metabólica?

Chamamos síndrome metabólica aquela alteração que resulta em obesidade abdominal, triglicerídeos elevados, baixo HDL (Bom colesterol), pressão alta e, em consequência desses fatores, um alto risco para diabetes e ataque cardíaco. Tudo isso é causado por uma inabilidade das células em responder adequadamente ao estímulo da insulina.

Um estudo do "National Cholesterol Education Program" dos Estados Unidos mostra que as pessoas que estão fazendo uma alimentação com baixos teores de Magnésio, estão mais propensas a sofrer de síndrome metabólica. (Obesity, Volume 15, 2007).

Ninguém sabe ainda porque um baixo nível de Magnésio impede a célula de responder à insulina. Uma das teorias sugere que o Magnésio seja necessário para que a Insulina possa funcionar após ligar-se aos receptores de insulina nas células. A insulina só pode levar a glicose para o interior celular através dos receptores de insulina que estão na superfície das células. Esse trabalho só é possível ativando uma enzima chamada tirosina-kinase. O Magnésio é necessário para que essa reação possa ocorrer.

Outra interpretação desse estudo diz que a deficiência de magnésio é somente um indicador de um padrão alimentar inadequado que pode levar à síndrome metabólica. Uma dieta baixa em magnésio é consequência de um consumo exagerado de farinha branca (produtos de padaria), açúcar e outros alimentos altamente refinados e processados. Não por acaso são esses mesmos alimentos os que causam os maiores aumentos da glicose no sangue.

Fonte: DrMirkin

Tradução e adaptação: Jairo Bueno