19 julho, 2010

A relação entre a insuficiência de vitamina D e o desenvolvimento de doença cardiovascular

O deslocamento crescente dos seres humanos, em todo o planeta, a partir do ambiente natural externo para um estilo de vida interior e sedentário, juntamente com a recomendação de evitar qualquer exposição direta ao sol por causa do risco de câncer de pele, resultou em uma pandemia global de insuficiência de vitamina D .

Tradicionalmente, a vitamina D tem sido associada, principalmente, com a saúde dos ossos . No entanto, tornou-se evidente que o status adequado da vitamina D é muito importante para a função ideal de muitos outros órgãos e tecidos em todo o corpo, incluindo o sistema cardiovascular.

A insuficiência de vitamina D parece predispor à hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, hipertrofia ventricular esquerda, insuficiência cardíaca, insuficiência vascular e inflamação crônica.

A relação entre o estado inicial da vitamina D, a dose de vitamina D e os eventos cardiovasculares continua a ser investigada por ensaios clínicos randomizados ainda não finalizados. No entanto, a evidência crescente sugere que a prestação de uma simples, barata e bem tolerada correção dos níveis de vitamina D afeta favoravelmente a morbidade e mortalidade das doenças cardiovasculares, bem como age na prevenção de outras doenças crônico-degenerativas .

Fonte: Recenti Prog Med; 101(5): 202-11, 2010 May.