26 setembro, 2007

Fígado gorduroso

Uma das causas de teste de laboratório alterado para o fígado pode ser esteatose (fígado gorduroso). Esse problema, quando não tratado, pode causar dano permanente. No entanto, pode ser curado com mudança alimentar e perda de peso.

Se os testes de função hepática estiverem alterados, seu médico perguntará se ingeriu bebida alcoólica recentemente ou tomou algum medicamento. No caso deles não normalizarem após um período sem álcool ou medicamento, será necessário fazer testes para hepatite e mais uma ecografia abdominal para descartar pedras na vesícula biliar ou a presença de algum tumor. Se a ecografia mostrar um fígado gorduroso (esteatose), existe uma grande possibilidade de que o seu corpo esteja produzindo uma quantidade exagerada de insulina em resposta a uma alimentação errada. Para resolver isso, você deverá modificar sua alimentação, diminuindo os alimentos ricos em carboidratos (alimentos com açúcar e farinhas refinadas) e gorduras (saturadas e hidrogenadas) ou usando algum tipo de medicamento.

O fígado gorduroso é uma condição que afeta três por cento das crianças e uma maior quantidade de adultos. Quando não tratado, pode causar uma lesão permanente no fígado. Fígado gorduroso deve ser tratado com dieta, redução de peso e, às vezes, com medicamento.

Fonte: DrMirkin

Tradução e adaptação: Jairo Bueno