30 setembro, 2007

Ácido Fólico Melhora a Memória em Adultos

Um suplemento de ácido fólico pode melhorar substancialmente a função cognitiva em adultos, segundo um artigo publicado na revista médica “The Lancet”.

A função cognitiva deteriora-se com a idade, especialmente no que diz respeito à velocidade de processamento da informação e à memória. Essas mudanças na função cognitiva foram relacionadas ao risco de desenvolvimento de demência com o avançar da idade.

Estudos anteriores já tinham sugerido que baixas concentrações de ácido fólico e elevadas concentrações de homocisteína no sangue são grandes factores de risco associados a uma fraca actividade cognitiva.

No estudo publicado na “The Lancet”, cientistas holandeses administraram aleatoriamente a 818 pessoas, com idades entre os 50 e 70 anos, 800 microgramas diários de ácido fólico ou um placebo durante três anos.

A pesquisa foi realizada com adultos com altas concentrações de homocisteína. Os cientistas descobriram que algumas funções da actividade cognitiva, como a memória e a velocidade de processamento de informação, melhoravam nas pessoas que recebiam ácido fólico, em comparação com aquelas que recebiam placebo. "Demonstrámos que um suplemento de ácido fólico durante três anos melhora o desempenho nos testes que medem a velocidade de processamento de informação e a memória, âmbitos que se sabe deterioram-se com a idade", afirmaram os autores do artigo.

Os cientistas propuseram ainda a realização de testes similares em outros grupos de população, como pessoas com incapacidades cognitivas leves ou com demência, para obter um " maior esclarecimento " sobre a relevância clínica do suplemento de ácido fólico.

Fonte: MNI – Médicos Na Internet