Apnéia do Sono
Muitas pessoas obesas sofrem de apnéia do sono e têm dificuldade em permanecer acordadas durante o dia. Isso acontece porque a respiração pára e interfere com o sono profundo, levando-as a acordar cansadas, todas as manhãs. Um relatório publicado no Archives of Internal Medicine mostra que as pessoas obesas têm alto risco de sofrer de sonolência diurna, mesmo quando elas não têm apnéia do sono. Se o seu cônjuge percebe que você pára de respirar por mais de 10 segundos e mais de 10 vezes por hora durante o sono, você pode ter apnéia do sono.
Se o médico suspeitar de apnéia do sono, ele provavelmente irá encaminhá-lo para um especialista do sono. E na grande maioria das vezes você será diagnosticado como tendo apnéia do sono. Como não existem medicamentos eficazes, será indicado para você uma máquina especial que lhe ajudará a respirar durante o sono. Essa máquina se chama CPAP (Continuous positive airway pressure). Algumas pessoas se adaptam facilmente à máquina de CPAP, mas outros acham que é desconfortável e não conseguem dormir com ele ligado. Os médicos costumavam pensar que a apnéia do sono provocaria ataques cardíacos, mas as pesquisas recentes mostram que isso pode não acontecer. Mas a apnéia do sono pode ser causada por asma ou artérias do coração obstruídas.
Existem dois tipos de apnéia do sono: no primeira, a via aérea está obstruída. Na segunda, existe parada da respiração mas sem obstrução e geralmente acontece por excesso de peso. Se você está com excesso de peso, você deve entrar em um programa de dieta e exercício para alcançar o peso ideal. Nesse caso será o tratamento mais eficaz para a apnéia do sono. As pessoas que têm apnéia obstrutiva do sono devem ser tratados para sua asma ou sua obstrução nasal. Se você ronca muito alto, verifique com seu médico para ver se você precisa de um spray de corticóide nasal ou antibióticos. Se você se sente sonolento durante o dia, o tratamento mais eficaz poderá ser um cochilo ou a sesta após o almoço. Algumas pessoas, mesmo que tenham asma, podem não ter obstrução respiratória. Elas podem ser diagnosticadas erroneamente como tendo apnéia do sono, uma vez que as pessoas normais (sem apnéia) podem parar de respirar por até 10 segundos até 10 vezes por noite, sem que isso constitua um problema.
Se você sofre de sonolência diurna, dificuldade para dormir durante a noite ou pára de respirar por mais de 10 segundos, com uma frequência de mais do que 10 vezes durante a noite, a resposta para esses problemas pode ser tão simples como sestear após o almoço ou tirar uma soneca sempre que você tiver uma forte sensação de cansaço.
Fornte: DrMirkin.com