Pode haver relação entre consumo exagerado de refrigerante e alteração do comportamento de adolescentes, diz pesquisa
Pesquisadores noruegueses fizeram uma investigação para verificar se o alto índice de consumo de refrigerantes contendo açúcar estava associado ao estresse mental, hiperatividade, e distúrbios de conduta entre adolescentes.
O estudo, publicado no número de outubro de 2006, da revista American Journal of Public Health, constituiu-se numa pesquisa feita com 5498 estudantes, entre 15 e 16 anos na cidade de Oslo, na Noruega. Para avaliar o quadro mental dos estudantes foi utilizado o Hopkins Symptom Checklist and the Strengths and Difficulties Questionnaire. Foi perguntado aos estudantes qual a quantidade de refrigerantes, contendo açúcar eles ingeriam por dia, e a seguir o questionário continuava com perguntas padronizadas, para avaliação da saúde mental.
Os resultados das entrevistas mostraram uma clara e direta associação entre a utilização de refrigerantes açucarados e a hiperatividade, e também uma relação mais complexa com outras desordens mentais e comportamentais. As maiores possibilidades de ocorrência de problemas de conduta foram detectadas entre meninos e meninas, que consumiam 4 ou mais copos de refrigerante açucarado por dia.
Fonte: American Journal of Public Health. October 2006, Vol 96, No. 10 American Journal of Public Health 1815-1820 (boaSAÚDE)