29 outubro, 2006

Pode haver relação entre consumo exagerado de refrigerante e alteração do comportamento de adolescentes, diz pesquisa


Pesquisadores noruegueses fizeram uma investigação para verificar se o alto índice de consumo de refrigerantes contendo açúcar estava associado ao estresse mental, hiperatividade, e distúrbios de conduta entre adolescentes.

O estudo, publicado no número de outubro de 2006, da revista American Journal of Public Health, constituiu-se numa pesquisa feita com 5498 estudantes, entre 15 e 16 anos na cidade de Oslo, na Noruega. Para avaliar o quadro mental dos estudantes foi utilizado o Hopkins Symptom Checklist and the Strengths and Difficulties Questionnaire. Foi perguntado aos estudantes qual a quantidade de refrigerantes, contendo açúcar eles ingeriam por dia, e a seguir o questionário continuava com perguntas padronizadas, para avaliação da saúde mental.

Os resultados das entrevistas mostraram uma clara e direta associação entre a utilização de refrigerantes açucarados e a hiperatividade, e também uma relação mais complexa com outras desordens mentais e comportamentais. As maiores possibilidades de ocorrência de problemas de conduta foram detectadas entre meninos e meninas, que consumiam 4 ou mais copos de refrigerante açucarado por dia.

Fonte: American Journal of Public Health. October 2006, Vol 96, No. 10 American Journal of Public Health 1815-1820 (boaSAÚDE)

25 outubro, 2006

Beba sem moderação (Chá)


Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Europa afirmam que os chás preto ou verde, são bebidas que podem ser consumidas por pessoas saudáveis sem qualquer contra-indicação.

Médicos da Universidade de Harvard descobriram que pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá preto diariamente têm menos risco de sofrer ataque cardíaco. O chá verde também está sendo reconhecido como um poderoso antídoto contra doenças cardiovasculares, câncer e infecções.

Os pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. Além disso, o chá tem cerca de metade da quantidade de cafeína do café.

Os chás preto e verde são obtidos a partir da planta Camellia sinensis, rica em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que atacam as células. E cientistas americanos garantem que as substâncias dos chás têm maior poder antioxidante do que as vitaminas C e E.

Fonte: Marco de Cardoso - Yahoo! Notícias

24 outubro, 2006

Celular pode causar esterilidade em homens, diz estudo


O uso de telefones celulares pode prejudicar a produção de sêmen nos homens e causar esterilidade, segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira na imprensa britânica.

As ondas emitidas pelos celulares podem diminuir a quantidade, mobilidade e qualidade do esperma em quase 50%, até o ponto de alguns homens poderem ficar estéreis, diz a análise do centro de Cleveland, Ohio.

Quase 1 bilhão de pessoas no mundo todo utiliza celulares e em alguns países a quantidade cresce de 20% a 30% ao ano, segundo a imprensa britânica.

Os cientistas examinaram o esperma de 364 homens com problemas de fertilidade, de acordo com o estudo. Eles descobriram que os homens que mais usavam os celulares, com mais de quatro horas por dia, tinham a menor quantidade de esperma, 50 milhões por mililitro. A quantidade era maior (86 milhões por mililitro) e saudável entre os que não utilizavam o celular.

O estudo foi feito em Mumbai, na Índia, onde os celulares não são utilizados por todos os grupos sociais. O professor Ashok Agarwal, diretor da pesquisa, disse que "nos quatro parâmetros (quantidade, mobilidade, viabilidade e morfologia) havia significativas diferenças entre os grupos".

"O povo utiliza telefones celulares sem pensar nas conseqüências. Os celulares podem ter um efeito devastador na fertilidade. Ainda tem que ser provado, mas pode ter um grande impacto, porque eles hoje são parte de nossas vidas", afirmou Agarwal.

Segundo a análise, alguns dos homens que mais utilizavam o celular tinham uma quantidade de esperma abaixo de 20 milhões por mililitro, limite que a OMS (Organização Mundial da Saúde) define para a infertilidade.

A análise, apresentada ontem à Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva em Nova Orleans, renovará as preocupações sobre a segurança dos celulares, diz hoje o jornal britânico "The Independent".

Fonte: Folha Online

01 outubro, 2006

Gengibre pode combater câncer de ovário, diz estudo


O gengibre pode ajudar a combater o câncer de ovário, indicaram experiências feitas por cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Testes feitos em laboratório mostraram que a raiz pode matar células cancerígenas, de acordo com os resultados apresentados na Associação (americana) de Pesquisas sobre o Câncer.

Os pesquisadores usaram um pó de gengibre semelhante ao que é vendido em lojas de comida, dissolveram o produto em uma solução e a aplicaram em células de câncer de ovário.

Embora digam que o gengibre matou as células cancerígenas em todos os testes, os próprios autores do estudo reconhecem que mais exames precisam ser realizados para comprovar o poder anticâncer da raiz.

"Suicídio" e autofagia

Cientistas britânicos também advertiram que, embora o estudo ofereça esperanças de que o gengibre seja usado no desenvolvimentos de drogas contra o câncer, ainda é cedo para concluir que o alimento possa de fato ajudar a combater a doença.

"Este estudo não significa que as pessoas devem baixar nos supermercados e estocar gengibre", disse o representante da ONG britânica Cancer Research UK Heney Scowcroft.

Ainda assim, os pesquisadores americanos destacaram as vantagens de um possível tratamento à base de gengibre.

Segundo eles, não só o alimento não tem efeitos colaterais, como seria de fácil administração, possivelmente na forma de cápsulas.

Nos testes, os cientistas observaram que o gengibre levou as células a se "suicidarem" - o que é conhecido como apoptose - e à autofagia - uma espécie de canibalismo.

Segundo os pesquisadores, a forma como o gengibre "mata" as células cancerígenas é especialmente encorajador.

"Se o gengibre pode causar morte autofágica além da apoptose, também pode restringir a resistência à quimioterapia convencional", disse a autora do relatório sobre o estudo Rebecca Liu.

A raiz já é conhecida por propriedades terapêuticas como a capacidade de aliviar náusea e controlar processos inflamatórios.

Fonte: BBC Brasil